Nota de Imprensa

Materiais gratuitos open-source do Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO

O primeiro planetário open-source do mundo disponibiliza uma enorme quantidade de materiais gratuitos para a divulgação da astronomia

11 de Janeiro de 2019

Desde a sua abertura em Abril de 2018, o Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO partilhou já as maravilhas do Universo com mais de 55 000 visitantes e capturou a atenção de audiências em todo o mundo. Agora, a extensa coleção de materiais do Supernova do ESO, composta por imagens de alta resolução, vídeos, textos educativos e recursos para planetário, assim como uma versão digital da sua exposição astronómica de vanguarda, estão online disponíveis para download de forma gratuita.

O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO é o primeiro planetário open-source do mundo e parte da sua missão centra-se no desenvolvimento e partilha de imagens, textos e materiais tanto para o público em geral como para divulgadores científicos de astronomia. Agora que o Supernova do ESO está aberto ao público, o extenso conteúdo da sua exposição, uma enorme variedade de espectáculos de planetário e muitos outros materiais de divulgação de alta qualidade estão disponíveis online, podendo ser reutilizados ao abrigo da licença Creative Commons 4.0. Um destaque particular deste material open-source vai para a exposição permanente do Supernova do ESO — O Universo Vivo — que cobre o tema da vida no Universo no sentido mais abrangente. A exposição leva aos visitantes tópicos astronómicos ao focar-se na ligação Homem-Universo e em como observamos o Universo, dando especial ênfase às infraestruturas do ESO. O texto e as imagens dos placards, imagens de parede, imagens do chão e ecrãs interactivos, que constituem esta exposição de 2200 m2, estão disponíveis para download de forma gratuita (ver o resumo abaixo).

Os placards, concebidos e colocados pela design und mehr, podem ser vistos na página web como conteúdo HTML, ficheiros PDF ou ainda ficheiros InDesign, os quais permitem a adaptação dos placards a qualquer propósito. Este material responde a diversas questões astronómicas em três níveis diferentes: muito brevemente num nível de mera informação, mais profundamente a nível educativo e de modo fácil, especialmente preparado para crianças. Cada placard contém imagens de alta resolução e gráficos bastante simples.

Para além dos placards, o novo arquivo online contém ainda mais de 100 aplicações kiosk, as quais fornecem conteúdos interativos e não interativos aprofundados sobre diferentes tópicos astronómicos. Tal como os placards, estas apps são todas bilingues. As apps serão atualizadas regularmente, de modo a acrescentarem-se novos conteúdos que refletirão a investigação astronómica mais recente. As apps funcionam em qualquer computador  ligado à internet que tenha instalado o Google Chrome, no entanto estão optimizadas para ser vistas num ecrã com um formato de 16:9 (por exemplo 1920x1080 pixels) [1].

Tanto os interessados em astronomia como os profissionais que trabalham em centros de ciência podem ainda navegar pela extensa base de imagens e vídeos astronómicos de alta resolução e alta qualidade que juntámos para o Supernova do ESO. Este arquivo contém imagens astronómicas obtidas por telescópios de todo o mundo, clips de vídeo educativos, gráficos simples que explicam fenómenos astronómicos, impressões artísticas e belas vistas do céu noturno.

A este arquivo adiciona-se a já existente base de imagens e vídeos da página web principal do ESO. Os vídeos do arquivo do ESO incluem ainda filmes de 360 por 180 graus para experiência imersiva, que podem ser usados com óculos de realidade virtual (VR), tais como Zeiss VR One, Oculus Rift, HTC Vive ou Google Cardboard. Um terceiro arquivo de imagens e vídeos encontra-se ainda disponível na página web da ESA/Hubble, a qual é também mantida pelo ESO. Todos estes materiais pode ser reutilizados ao abrigo da licença Creative Commons 4.0.

Para além desta enorme variedade de materiais visuais, o ESO partilha ainda um arquivo de música com quase 500 bandas sonoras gratuitas compostas pelos Embaixadores Musicais do ESO, incluindo Jennifer Galatis, Johan B. Monell, tonelabs, John Dyson, STAN DART e Steve Buick. Estão também disponíveis modelos tridimensionais de imensos conteúdos, desde telescópios do ESO a órbitas de estrelas no seio da Via Láctea.

O ESO tinha já divulgado materiais visuais para planetário e continua assim a acrescentar recursos disponíveis online. Entre o material disponível gratuitamente, encontram-se dois espectáculos de planetário completos: Europa para as Estrelas e O Sol, a Nossa Estrela Viva. À medida que o Supernova continua a cativar as audiências, o ESO continuará a desenvolver materiais e recursos para a divulgação da astronomia junto do grande público.

Resumo dos conteúdos disponíveis:

147

Placards completos da exposição em ficheiros PDF e Indesign

147

Placards Html

104

Apps kiosk (funcionam em qualquer PC ligado à internet com um ecrã e o Goggle Chrome instalado)

18 500

Imagens de alta-resolução da exposição, disponibilizadas ao abrigo da licença CC (até 50000 pixels)

5000

Vídeos (animações e vodcasts), disponibilizados ao abrigo da licença CC (até resoluções UHD)

10

Vídeos de Realidade Virtual

460

Arquivo de Músicas

13

Modelos tridimensionais

11

Repositórios de código fonte para aplicações interativas desenvolvidas pelo HITS

26

Webcams, incluindo imagens olho de peixe do Paranal e do ALMA para planetários

 

Notas

[1] As apps são divulgadas tal como estão e o ESO infelizmente não pode dar nenhum apoio técnico. Note que o download das imagens e vídeos demorará alguns minutos da primeira vez que a app for usada e os estiver a guardar no cache. Utilize a versão mais recente do Chrome e corra-o em modo Kiosk (google-chrome --no-first-run --touch-events=enabled --disable-infobars --disable-session-crashed-bubble --disable-tab-switcher --disable-translate --kiosk URL). Não use o modo Incognito. Verifique que tem espaço suficiente no disco. As apps estão apenas disponíveis em inglês e alemão.

Informações adicionais

Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO

O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO é um centro de astronomia de vanguarda para o público e uma infraestrutura educativa, situado no mesmo local que a Sede do ESO em Garching bei München. O centro comporta o maior planetário inclinado da Alemanha, Áustria e Suíça, para além de uma exposição interactiva, partilhando com os seus visitantes o fascinante mundo da astronomia e do ESO, no intuito de inspirar gerações futuras a apreciar e a compreender o Universo que nos rodeia. Todo o conteúdo encontra-se disponível em inglês e alemão e a entrada é gratuita, embora sujeita a marcação prévia. Para mais informações consulte o link: supernova.eso.org

O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO surge de uma colaboração entre o Observatório Europeu do Sul (ESO) e o Instituto de Estudos Teóricos de Heidelberg (HITS). O edifício foi doado pela Klaus Tschira Stiftung (KTS), uma fundação alemã e o ESO encarrega-se de gerir e operar a infraestrutura.

O Supernova do ESO é apoiado financeiramente por: LOR Foundation, Evans & Sutherland, Sky-Skan e Energie-Wende-Garching.

KTS

A Klaus Tschira Stiftung (KTS) foi co-fundada em 1995 pelo físico Klaus Tschira (1940 - 2015) e trata-se de uma das maiores fundações europeias financiadas a título privado sem fins lucrativos. A Fundação promove o avanço das ciências naturais, matemática e ciência de computadores, pretendendo aumentar o gosto por estas áreas. O empenhamento da Fundação começa no jardim de infância e estende-se pelas escolas, universidades e centros de investigação. A Fundação apadrinha novos métodos de transferência de conhecimento científico e apoia tanto o desenvolvimento como a apresentação cuidada de descobertas científicas.

HITS

O Instituto Heidelberg de Estudos Teóricos (HITS gGmbH) foi estabelecido em 2010 pelo físico e co-fundador Klaus Tschira (1940 - 2015) e a sua fundação, a Klaus Tschira Stiftung, como uma instituição privada sem fins lucrativos. O HITS leva a cabo investigação de base no âmbito das ciências naturais, matemática e ciência de computadores, com especial enfoque no processamento, estruturação e análise de grandes quantidades de dados. As áreas de investigação vão desde a biologia molecular à astrofísica. Os accionistas do HITS juntam-se na HITS Siftung, uma subsidiária da Fundação Klaus Tschira, da Universidade de Heidelberg e do Instituto de Tecnologia Karlsruhe (KIT). O HITS coopera igualmente com outras universidades e institutos de investigação e com parceiros industriais. O financiamento base do HITS vem da HITS Stiftung com fundos recebidos da Fundação Klaus Tschira. As principais agências de financiamento externo são o Ministério Federal de Educação e Investigação (BMBF), a Fundação Alemã de Investigação (DFG) e a União Europeia.

ESO

O ESO é a mais importante organização europeia intergovernamental para a investigação em astronomia e é de longe o observatório astronómico mais produtivo do mundo. O ESO tem 16 Estados Membros: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça, para além do país de acolhimento, o Chile, e a Austrália, um parceiro estratégico. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e operação de observatórios astronómicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrónomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação na investigação astronómica. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera o Very Large Telescope e o Interferómetro do Very Large Telescope, o observatório astronómico óptico mais avançado do mundo, para além de dois telescópios de rastreio: o VISTA, que trabalha no infravermelho, e o VLT Survey Telescope, concebido exclusivamente para mapear os céus no visível. O ESO é também um parceiro principal em duas infraestruturas situadas no Chajnantor, o APEX e o ALMA, o maior projeto astronómico que existe atualmente. E no Cerro Armazones, próximo do Paranal, o ESO está a construir o Extremely Large Telescope (ELT) de 39 metros, que será “o maior olho do mundo virado para o céu”.

Links

Contactos

Margarida Serote
Representante da Rede de Divulgação Científica do ESO em Portugal
Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Portugal
Telm.: 964951692
Email: eson-portugal@eso.org

Mathias Jäger
Public Information Officer
Garching bei München, Germany
Telm.: +49 176 6239700
Email: mjaeger@partner.eso.org

Tania Johnston
ESO Supernova Coordinator
Garching bei München, Germany
Tel.: +49 89 320 061 30
Telm.: +49 170 867 5293
Email: tjohnsto@eso.org

Lars Lindberg Christensen
Head of ESO ePOD
Garching bei München, Germany
Tel.: +49 89 3200 6761
Telm.: +49 173 3872 621
Email: lars@eso.org

Connect with ESO on social media

Este texto é a tradução da Nota de Imprensa do ESO eso1901, cortesia do ESON, uma rede de pessoas nos Países Membros do ESO, que servem como pontos de contacto local com os meios de comunicação social, em ligação com os desenvolvimentos do ESO. A representante do nodo português é Margarida Serote.

Sobre a Nota de Imprensa

Nº da Notícia:eso1901pt
Nome:ESO Supernova Planetarium & Visitor Centre
Tipo:Unspecified : Technology : Observatory : Facility

Imagens

A exposição do Supernova do ESO
A exposição do Supernova do ESO
O primeiro planetário open-source do mundo
O primeiro planetário open-source do mundo
Abertura do Supernova do ESO — uma supernova sobre Munique
Abertura do Supernova do ESO — uma supernova sobre Munique