Anúncio

Assessoria de Imprensa: Evento da primeira luz dos quatro novos lasers do VLT

O VLT terá as mais brilhantes estrelas guia laser de qualquer telescópio

21 de Março de 2016

A 26 de abril de 2016 realizar-se-á um evento no Observatório do Paranal no Chile para marcar a primeira luz de uma nova unidade laser do Very Large Telescope do ESO. Os membros dos meios de comunicação social serão bem vindos (as despesas ficam a cargo dos próprios) e os que desejarem participar no evento devem preencher este formulário de confirmação. O evento incluirá uma visita opcional ao Cerro Armazones, local de instalação do futuro European Extremely Large Telescope.

Conhecido por Infraestrutura de Quatro Estrelas Guia Laser (4LGSF, sigla do inglês para Four Laser Guide Stars Facility), o novo sistema fará uso de quatro lasers para criar estrelas guia artificiais em qualquer lugar do céu, permitindo assim que os sistemas de óptica adaptativa compensem as distorções causadas pela atmosfera terrestre.

O ESO e os seus parceiros industriais construíram em conjunto as estrelas guia laser mais brilhantes usadas até à data. Com este sistema, o VLT aumentará a sua capacidade de produzir algumas das imagens mais nítidas de objetos celestes, obtidas a partir de um telescópio terrestre. Esperamos ver uma demonstração desta tecnologia de ponta no céu noturno do Cerro Paranal.

O Representante do ESO no Chile, Fernando Comerón, estará presente na cerimónia, assim como altos representantes das autoridades governamentais chilenas e das companhias que construíram os vários elementos do 4LGSF: MPBC do Canadá, Toptica da Alemanha e TNO da Holanda.

O primeiro dos quatro lasers começou a operar em maio de 2015.

O ESO partilhou igualmente esta tecnologia com outros observatórios.