Anúncio

Qual é o impacto do ESO na sociedade?

Nova publicação destaca contributos do ESO nos seus Estados Membros

22 de Janeiro de 2021

O Observatório Europeu do Sul (ESO) é um testemunho à investigação, inovação e colaboração na Europa com um impacto valioso e abrangente na sociedade. A nova publicação “Contributos do ESO para a Sociedade” explora as contribuições do ESO nos seus Estados Membros em cinco áreas diferentes: ciências e engenharia, economia e inovação, desenvolvimento de talentos, educação e divulgação, e colaboração internacional e políticas.

Em ciências e engenharia, o ESO e os seus telescópios têm sido instrumentais em várias descobertas pioneiras. Em 2020, por exemplo, o Prémio Nobel da Física foi atribuído à investigação do buraco negro da Via Láctea levada a cabo por telescópios do ESO. O ESO possibilita descobertas como esta ao construir e operar observatórios líder mundiais, que exploram e ampliam os limites da engenharia.

As inovações do ESO vão muito para além do mandato da organização; por exemplo, técnicas usadas no MUSE, um instrumento montado no Very Large Telescope do ESO, estão a ser usadas em medicina e diagnóstico de cancro. Adicionalmente, o ESO contribui economicamente para a sociedade. Em 2019, 60% do orçamento do ESO foi investido no design e construção de telescópios e instrumentos. Mais de 90% deste valor foi investido em inovações de alta tecnologia lideradas por indústrias e instituições de investigação dos Estados Membros. 

No campo do desenvolvimento de talentos, o ESO tem desempenhado um papel fundamental no enriquecimento e desenvolvimento de astrónomos, engenheiros e peritos técnicos altamente qualificados. Só nos últimos 10 anos, o ESO formou em ciência e engenharia mais de 260 estudantes oriundos de mais de 40 países diferentes. Esta mão de obra especializada encontra aplicação noutras áreas da indústria e da vida pública, uma vez que antigos funcionários do ESO continuam as suas carreiras em educação, desenvolvimento de negócios, gestão de programas e projetos, e media e comunicações.

As atividades de comunicação, educação e divulgação do ESO focam-se em explorar a curiosidade inata das pessoas relativa ao Universo, no intuito de aumentar a literacia científica na sociedade e inspirar mais jovens para os campos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Durante os últimos 10 anos, o ESO divulgou online, por dia e em média, 46 artigos de imprensa, e desde 2018 o Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO acolheu cerca de 132 000 visitantes em espectáculos de planetário e aproximadamente 13 000 visitantes em visitas guiadas. 

Como organização internacional e colaborativa que é, o ESO consegue juntar países com o objetivo de criar capacidades científicas e políticas em prol do desenvolvimento que, de outro modo, estaria para além do alcance dos seus Estados Membros individuais. Consequentemente, o ESO destaca-se como um modelo a seguir na investigação e desenvolvimento e é uma pedra angular na Área de Investigação Europeia em astronomia.

Todas as contribuições do ESO para a sociedade estão perfeitamente exemplificadas na construção do ambicioso e revolucionário Extremely Large Telescope (ELT), o futuro telescópio emblemático do ESO que deverá ver a sua primeira luz durante esta década. O ELT do ESO mudará de forma drástica tudo o que sabemos sobre o nosso Universo, o que irá fazer-nos repensar sobre o nosso lugar no cosmos.

“O ESO deu três contributos chave à comunidade europeia e global: primeiro, um sistema de observatórios de vanguarda muito eficientes para as comunidades astronómicas nacionais em termos de operações e opções de instrumentação, assim como a possibilidade de acolhimento de projetos nacionais nos observatórios; segundo, uma enorme experiência acumulada na gestão de megaprojetos de astronomia; e terceiro, um enquadramento estável que permite aos países juntar recursos para a realização destes projetos líder mundiais. Um projeto como o ELT só é possível na Europa com o ESO,” disse Didier Queloz, laureado com o Prémio Nobel da Física em 2019.

A publicação completa “Contributos do ESO para a Sociedade” encontra-se disponível online.

Links

Contactos

Anna-Lynn Wegener
ESO Head of Communications
Garching bei München, Alemanha
Email: Anna-Lynn.Wegener@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann21002

Imagens

Áreas de impacto do ESO
Áreas de impacto do ESO
Hashtag Contributos do ESO para a Sociedade
Hashtag Contributos do ESO para a Sociedade