Anúncio

Fundação de investigação alemã selecciona o núcleo ORIGINS como um novo Núcleo de Excelência

27 de Setembro de 2018

Hoje, dia 27 de Setembro de 2018, a Fundação de Investigação Alemã (Deutsche Forschungsgemeinschaft — DFG) deu a conhecer os nomes de 57 novos núcleos de excelência, incluindo o Núcleo ORIGINS: Das origens do Universo aos primeiros componentes da vida, do qual o ESO é uma instituição parceira. A partir de 1 de Janeiro de 2019, as iniciativas de colaboração seleccionadas de forma competitiva entre universidades alemãs e instituições científicas partilharão fundos que ascendem a 385 milhões de euros anuais durante um período inicial de sete anos.

O Núcleo ORIGINS investigará a criação do Universo, um dos temas de estudo mais fascinantes das ciências modernas. No seguimento do sucesso reconhecido a nível internacional alcançado pelo Núcleo de Excelência Universe de Munique (2006-2018), o novo Núcleo ORIGINS pretende revelar a origem das estruturas mais internas do Universo, assim como explorar o modo como a vida se formou. A resposta a estas questões continua a ser um dos maiores desafios da investigação científica. Cientistas nas áreas da astrofísica, astrobiologia, biofísica e física de partículas colaborarão com o intuito de descobrir mais acerca da relação entre a formação de planetas e o aparecimento das primeiras moléculas prebióticas, entre outros. Com o início do novo Núcleo ORIGINS, o centro de investigação de Munich-Garching continua na vanguarda dos grupos de investigação nesta área da ciência.

O Núcleo ORIGINS recentemente constituído trata-se de uma iniciativa conjunta liderada pela Universidade Técnica de Munique e pela Universidade Ludwig Maximilian, em parceria com os Institutos Max Planck
de Astrofísica, Bioquímica, Física Extraterrestre, Física e Física de Plasmas, o Centro de Supercomputação Leibniz e o Museu Alemão, para além do ESO.

Links

Contactos

Lars Lindberg Christensen
Head of ESO ePOD
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6761
Telm: +49 173 3872 621
Email: lars@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann18068

Imagens

A Nebulosa Helix observada pelo VISTA
A Nebulosa Helix observada pelo VISTA