Anúncio

5º Campo de Astronomia ESO para alunos do secundário

Ganha uma viagem astronómica aos Alpes

6 de Junho de 2017

O ESO e a sua rede de divulgação científica — Science Outreach Network — estão a colaborar com o Sterrenlab, organizador de eventos de comunicação científica, e o Observatório Astronómico da Região Autónoma do Vale Aosta (OAVdA) na organização do 5º Campo de Astronomia ESO subordinado ao tema Distâncias no Universo. O campo decorrerá de 26 de dezembro de 2017 a 1 de janeiro de 2018 no Vale Aosta, Itália.

O campo explorará o tema de “Distâncias no Universo” através de várias sessões astronómicas, incluindo palestras, actividades práticas e observações nocturnas com telescópios e instrumentos do observatório. Actividades sociais, desportos de inverno e excursões contribuirão para tornar o campo uma experiência memorável para os participantes. O ESO e o OAVdA serão responsáveis pelo programa científico do Campo de Astronomia ESO, encarregando-se de arranjar palestrantes e fornecer material didáctico, em conjunto com diversos outros parceiros.

A inscrição é de 500 euros e inclui alojamento em pensão completa no hostal de Saint Barthélemy, supervisão por profissionais, todas as actividades astronómicas e de lazer, materiais, excursões, transportes no local e seguro. Será também facultado o transporte de autocarro entre o observatório e o aeroporto de Milan Malpensa. A inscrição não inclui as despesas de viagem entre o local de partida do estudante e Milan Malpensa.

O campo receberá um máximo de 56 estudantes de escolas secundárias, com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos (nascidos entre os anos 1999 e 2001), originários dos Países Membros do ESO e também dos países com representação no ESO Science Outreach Network. Será reservado um número limitado de lugares para estudantes de outros países.

Os estudantes que pretendam candidatar-se devem preencher o formulário disponível na página web do Campo e submeter um vídeo, em inglês e com uma duração máxima de três minutos, sobre o tema “Eu gostaria de descobrir/inventar ...... porque......”, até às 22:00 (hora de Portugal Continental) do dia 11 de outubro de 2017.

A melhor candidatura apresentada por um estudante residente num dos Países Membros do ESO terá direito a uma bolsa oferecida pelo ESO, a qual cobrirá o custo total do campo incluindo transporte. Vários parceiros nacionais atribuirão igualmente bolsas de participação às melhores candidaturas de estudantes residentes no respectivo país.

A seleção dos vencedores das bolsas e dos outros participantes será comunicada a 23 de outubro de 2017 e a confirmação final de participação por parte dos estudantes selecionados deverá ser feita até 30 de outubro. Os critérios de selecção e outras instruções de participação encontram-se disponíveis para consulta na página web do Campo.

Os atuais parceiros nacionais do evento são:

  • Sociedade Astronómica Alemã: Alemanha
  • Istituto Nazionale di Astrofisica: Itália
  • NOVA, the Netherlands Research School for Astronomy: Holanda
  • Sociedade Astronómica Polaca: Polónia
  • Sociedade Astronómica Espanhola: Espanha
  • Sociedade Astronómica Sueca: Suécia
  • Escola Secundária Eyuboglu: Turquia

Por favor consulte a página web do Campo, uma vez que a lista de parceiros é atualizada regularmente.

Links

Contactos

Lara Polo
Sterrenlab
Tel: +39 347 4909437
Email: lara@sterrenlab.com

Tania Johnston
ESO Supernova Coordinator
Tel: +49 89 320 061 30
Email: tjohnsto@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann17030

Imagens

Campo de Astronomia ESO
Campo de Astronomia ESO