Anúncio

ESOcast 41: Rumo ao Sul

Primeiro Episódio do Especial do Aniversário de 50 Anos do ESO

21 de Março de 2012

Como aperitivo do aniversário de 50 anos do ESO em outubro de 2012, estamos lançando oito ESOcasts especiais. Cada episódio é um capítulo do filme Europa para as estrelas – Os primeiros 50 anos da exploração do céu do Sul pelo ESO.

O primeiro episódio especial, "Rumo ao Sul", relata o nascimento do ESO, e em particular o motivo dos astrónomos europeus decidirem explorar o céu do Sul ao instalar um observatório no Chile.

Há 50 anos, quase todos os grandes telescópios estavam localizados a norte do Equador. Entretanto, os astrónomos perceberam a importância do céu do Sul. Por exemplo, o centro da Via Láctea, a nossa galáxia natal, difícilmente pode ser visto do hemisfério Norte, mas no Sul, ele passa mesmo por cima de nós. Outros objetos importantes são as Nuvens de Magalhães - duas pequenas galáxias satélites da Via Láctea – que não podem ser obsevadas da Europa, mas são notáveis a sul do Equador. A ida para o Sul também ajudou a evitar a poluição luminosa e o clima desfavorável de muitos observatórios em cidades europeias.

Este episódio descreve os passos importantes na criação do ESO, de um encontro numa viagem marítima na Holanda em Junho de 1953, quando os astrónomos Walter Baade e Jan Oort partilharam com colegas os seus planos para um observatório Europeu a sul do Equador, até à assinatura final da convenção do ESO em 5 de outubro de 1962 por cinco países Europeus (Bélgica, Alemanha, França, Holanda e Suécia).

Veja o episódio e aprenda mais sobre como, há 50 anos, a Europa embarcou nesta grande viagem de descobertas cósmicas. 

Mais Informações

O ESOcast é uma série de videocast dedicada a trazer as ultimas novidades e pesquisas do ESO – o Observatório Europeu do Sul.

Assine nosso videocast agora e mantenha-se informado das últimas novidades do ESO: o ESOcast está disponível no iTunes em HD e SD. Também está disponível no YouTube, Vimeo e dotSUB. O download está disponível em diversos formatos, inclusive HD.

Links

Créditos

ESO

Dirigido por: Lars Lindberg Christensen
Diretor Artístico, Design de Produção: Martin Kornmesser
Produtor: Herbert Zodet
Escrito por: Govert Schilling
Animações 3D e gráficos: Martin Kornmesser & Luis Calçada
Edição: Martin Kornmesser
Fotografia: Herbert Zodet & Peter Rixner
Engenheiro de Som: Cristian Larrea
Masterização da Narração: Peter Rixner
Apresentador e Cientista Líder: Dr J (Dr Joe Liske, ESO)
Narração: Sara Mendes da Costa
 Banda Sonora e Efeitos Sonoros: movetwo - Axel Kornmesser & Markus Löffler
Imagens e Fotos: ESO, Stéphane Guisard (www.eso.org/~sguisard), Christoph Malin (christophmalin.com), Babak Tafreshi/TWAN, A. Santerne, ESO Historical Picture Archive: J. Dommaget/J. Boulon/J. Doornenbal/W. Schlosser/F.K. Edmondson/A. Blaauw/Rademakers/R. Holder, Mineworks, Daniel Crouch/Rare Books (www.crouchrarebooks.com), Getty Images, Royal Astronomical Society/Science Photo Library, Jay M. Pasachoff, Chris de Coning,/South African Library/Warner-Madear, Africana Museum/Warner, Leiden University and G. Brammer and Nick Risinger.
Suporte Técnico: Lars Holm Nielsen and Raquel Yumi Shida
Construção (Authoring) do DVD: Andre Roquette
Leitura de Prova: Anne Rhodes
Produtor Executivo: Lars Lindberg Christensen

Sobre o anúncio

Id:ann12021

Imagens

Cena do ESOcast 41
Cena do ESOcast 41

Vídeos

ESOcast 41 Especial: Rumo ao Sul
ESOcast 41 Especial: Rumo ao Sul