Anúncio
PLATO Spec: o novo instrumento do Observatório de La Silla do ESO está pronto
16 de Dezembro de 2024
Vinte anos após a sua desativação, o telescópio de 1,52 metros do ESO, no Observatório de La Silla, no Chile, ganhou uma nova vida, com a instalação do seu novo instrumento PLATO Spec, um espectrógrafo de alta resolução, desenvolvido por um consórcio liderado pela Academia de Ciências Checa, que viu agora a sua primeira luz. Este telescópio com 50 anos foi renovado em 2022 e, com o novo instrumento, está agora pronto para novas descobertas astronómicas de ponta.
O PLATO Spec, que observará no visível, foi concebido para estudar estrelas com potenciais exoplanetas (planetas que orbitam outras estrelas que não o Sol). Este instrumento ajudará a encontrar as estrelas mais promissoras com candidatos a exoplanetas, detectando alterações na luz da estrela hospedeira, à medida que esta oscila devido à atração gravitacional do planeta. O instrumento é tão preciso que será capaz de detectar alterações na velocidade de uma estrela até 3 m/s, o equivalente a uma pessoa a correr a uma velocidade modesta.
O projeto foi desenvolvido pelo Consórcio PLATO Spec, que inclui o Instituto Astronómico da Academia de Ciências Checa (responsável pela atualização do telescópio e pelo front end), o Observatório Tautenburg do Estado Alemão da Turíngia (unidade de calibração), a Pontificia Universidad Católica de Chile (espectrógrafo), a Universidad Adolfo Ibañez do Chile (processamento de dados e pipeline), bem como outros parceiros estratégicos. No âmbito deste projeto, o telescópio de 1,52 metros do ESO, que não era utilizado desde 2003, foi modernizado com um instrumento topo de gama que pode ser operado remotamente.
O espectrógrafo ajudará os observatórios espaciais na sua busca de exoplanetas, incluindo a atual missão PLATO e as futuras missões ARIEL da Agência Espacial Europeia (ESA). O PLATO Spec será capaz de confirmar as potenciais detecções de exoplanetas com tamanhos entre Júpiter e Neptuno feitas por estas missões e estudar as atmosferas desses exoplanetas. As observações ajudarão também a compreender melhor a física e o movimento das estrelas, em particular no que concerne a medição do nível de atividade de uma estrela e a sua evolução no tempo.
O consórcio será responsável por 90% do tempo do telescópio, sendo que os restantes 10% serão atribuídos a observações de astrónomos chilenos. Após um período de propriedade, todos os dados colectados ficarão disponíveis à comunidade científica através do arquivo científico do ESO.
Mais Informações
Este projeto é financiado parcialmente pela Agência Nacional Chilena de Investigação e Desenvolvimento (ANID).
Links
Contactos
Petr Kabáth
PLATO Spec Principal Investigator, Astronomical Institute of the Czech Academy of Sciences
Ondřejov, Chéquia
Email: kabath@asu.cas.cz
Artie Hatzes
PLATO Spec Team Member, Thuringian State Observatory Tautenburg
Tautenburg, Alemanha
E-Mail: artie@tls-tautenburg.de
Leonardo Vanzi
PLATO Spec Team Member, Pontificia Universidad Católica de Chile
Santiago, Chile
E-Mail: lvanzi@uc.cl
Bárbara Ferreira
ESO Media Manager
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6670
Email: press@eso.org
Sobre o anúncio
Id: | ann24019 |