Anúncio

Novo espectáculo de planetário: O Sol, a Nossa Estrela Viva

6 de Setembro de 2018

O ESO orgulha-se de anunciar o lançamento de um novo filme para planetário que se juntará à coleção de materiais gratuitos de alta qualidade de planetário produzidos por astrofotógrafos, artistas, técnicos e músicos de renome. O Sol, a Nossa Estrela Viva conta a história da nossa estrela mais próxima — a central de energia do nosso planeta, a fonte de energia por detrás dos ventos e do clima terrestre, a bola de luz que torna possível a existência de vida na Terra. O Sol, a Nossa Estrela Viva estará em exibição no Supernova do ESO a partir de 7 de Setembro, encontrando-se também disponível para download gratuito no website do ESO.

O Sol, a Nossa Estrela Viva revela o impacto que a nossa estrela tem sobre todos os aspectos da vida na Terra. Observe como o Sol permite e mantém a vida na Terra, desde a fotossíntese à humanidade. Descubra como é que o Sol comanda os nossos dias, estações e anos. Explore a história do impacto do Sol na religião e cultura humanas. Aprenda mais sobre a natureza dinâmica do Sol — embora pareça um disco plano no céu, o sol é de facto um corpo celeste violento e em evolução, queimando 600 milhões de toneladas de hidrogénio por segundo. O Sol, a Nossa Estrela Viva permite aos espectadores ver o Sol de um novo modo, mostrando imagens nunca antes vistas da sua superfície turbulenta em formato fulldome completamente imersivo e revelando o seu poder e variabilidade com um detalhe impressionante.

Este novo filme para planetário foi produzido em conjunto pelo ESO e pelo cinematógrafo grego Theofanis Matsopoulos, o qual realizou também o filme. Este documentário será exibido regularmente no Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO a partir de sexta-feira, dia 7 de Setembro de 2018. As exibições, em alemão e inglês, são gratuitas durante 2018 e dirigem-se ao grande público e à comunidade escolar, incluindo crianças a partir dos 10 anos de idade. Para mais informações sobre o espectáculo, assim como para reservar bilhetes, queira por favor consultar este link. Recomendamos que reserve lugares com alguma antecedência, podendo depois imprimir os bilhetes no local.

O filme está também à disposição da comunidade de planetários dos Estados Membros do ESO e doutros países, no âmbito da missão do Supernova do ESO que pretende ser o primeiro planetário open-source do mundo. As pessoas interessadas podem fazer o download do espectáculo a partir desta página web dedicada em resolução 4k. A narração está disponível em inglês e alemão, estando previstas outras línguas.

O conjunto total de material gratuito para planetário encontra-se disponível no website do Supernova do ESO. Este material inclui 20 espectáculos de planetário completos, quase 500 clips fulldome dos arquivos do ESO e da ESA/Hubble, panoramas de 360º, um novo arquivo de música com quase 500 músicas gratuitas, modelos 3D e muito mais. Esta coleção contribui para o sucesso continuado da comunidade de planetários em todo o mundo e o ESO orgulha-se de acrescentar o filme O Sol, a Nossa Estrela Viva a esta coleção.

O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO

O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO é um centro de astronomia de vanguarda para o público e uma infraestrutura educativa, situado no mesmo local que a Sede do ESO em Garching bei München. O centro comporta o maior planetário inclinado da Alemanha, Áustria e Suíça, para além de uma exposição interactiva, partilhando com os seus visitantes o fascinante mundo da astronomia e do ESO, no intuito de inspirar gerações futuras a apreciar e a compreender o Universo que nos rodeia. Todo o conteúdo encontra-se disponível em inglês e alemão e a entrada é gratuita, embora sujeita a marcação prévia. Para mais informações consulte o link: supernova.eso.org

O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO surge de uma colaboração entre o Observatório Europeu do Sul (ESO) e o Instituto de Estudos Teóricos de Heidelberg (HITS). O edifício foi doado pela Klaus Tschira Stiftung (KTS), uma fundação alemã e o ESO encarrega-se de gerir e operar a infraestrutura.

O Supernova do ESO é apoiado financeiramente por: LOR Foundation, Evans & Sutherland, Sky-Skan e Energie-Wende-Garching.

A Klaus Tschira Stiftung (KTS) foi fundada em 1995 pelo físico e co-fundador Klaus Tschira (1940 - 2015) e trata-se de uma das maiores fundações europeias financiadas a título privado sem fins lucrativos. A Fundação promove o avanço das ciências naturais, matemática e ciência de computadores, pretendendo aumentar o gosto por estas áreas. O empenhamento da Fundação começa no jardim de infância e estende-se pelas escolas, universidades e centros de investigação. A Fundação apadrinha novos métodos de transferência de conhecimento científico e apoia tanto o desenvolvimento como a apresentação cuidada de descobertas científicas.

O Instituto Heidelberg de Estudos Teóricos (HITS gGmbH) foi estabelecido em 2010 pelo físico e co-fundador Klaus Tschira (1940 - 2015) e a sua fundação, a Klaus Tschira Stiftung, como uma instituição privada sem fins lucrativos. O HITS leva a cabo investigação de base no âmbito das ciências naturais, matemática e ciência de computadores, com especial enfoque no processamento, estruturação e análise de grandes quantidades de dados. As áreas de investigação vão desde a biologia molecular à astrofísica. Os accionistas do HITS juntam-se na HITS Siftung, uma subsidiária da Fundação Klaus Tschira, da Universidade de Heidelberg e do Instituto de Tecnologia Karlsruhe (KIT). O HITS coopera igualmente com outras universidades e institutos de investigação e com parceiros industriais. O financiamento base do HITS vem da HITS Stiftung com fundos recebidos da Fundação Klaus Tschira. As principais agências de financiamento externo são o Ministério Federal de Educação e Investigação (BMBF), a Fundação Alemã de Investigação (DFG) e a União Europeia.

O ESO é a mais importante organização europeia intergovernamental para a investigação em astronomia e é de longe o observatório astronómico mais produtivo do mundo. O ESO tem 15 Estados Membros: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça, para além do país de acolhimento, o Chile, e a Austrália, um parceiro estratégico. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e operação de observatórios astronómicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrónomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação na investigação astronómica. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera  o Very Large Telescope e o Interferómetro do Very Large Telescope, o observatório astronómico óptico mais avançado do mundo, para além de dois telescópios de rastreio: o VISTA, que trabalha no infravermelho, e o VLT Survey Telescope, concebido exclusivamente para mapear os céus no visível. O ESO é também um parceiro principal em duas infraestruturas situadas no Chajnantor, o APEX e o ALMA, o maior projeto astronómico que existe atualmente. E no Cerro Armazones, próximo do Paranal, o ESO está a construir o Extremely Large Telescope (ELT) de 39 metros, que será “o maior olho do mundo virado para o céu”.