Nota de Imprensa

Presidente da República Checa visita o Observatório do Paranal do ESO

7 de Abril de 2011

No dia 6 de Abril de 2011, o observatório do Paranal do ESO teve a honra de receber a visita do Presidente da República Checa, Václav Klaus e da sua esposa Livia Klausová. O casal aproveitou a oportunidade para admirar o Cerro Armazones, futuro local do telescópio E-ELT em fase de planeamento.

O Presidente Klaus visitou as instalações técnicas do observatório, estando presente quando se abriu a cúpula de um dos quatro telescópios de 8.2 metros do Very Large Telescope do ESO, para uma noite de observação no Cerro Paranal, o observatório óptico mais avançado do mundo.

“Estou encantado por receber o Presidente Klaus no Observatório do Paranal e poder mostrar-lhe pela primeira vez esta infraestrutura de vanguarda da astronomia mundial que o ESO concebeu, construiu e opera em prol da astronomia europeia,” disse o Diretor do ESO Tim de Zeeuw

O Presidente Klaus respondeu, “Estou bastante impressionado com a notável tecnologia que o ESO construiu aqui no meio do deserto. Os astrónomos checos fazem já uma boa utilização desta infraestrutura e esperamos agora que tanto a indústria checa como a comunidade científica do país contribuam para o futuro E-ELT.”

Da plataforma do VLT, o Presidente teve a oportunidade de vislumbrar o Cerro Armazones, assim como outras vistas impressionantes do deserto chileno do Atacama que rodeia o Paranal. Próximo do Cerro Paranal, o Armazones foi escolhido como local para o futuro E-ELT (veja eso1018). O ESO aguarda aprovação dos seus orgãos governativos, prevista para o final de 2011, para a construção do E-ELT, um projecto de mil milhões de euros. Espera-se que a construção comece em 2012, estando o início das operações previsto para o princípio da próxima década.

O Presidente Klaus fez-se acompanhar pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros da República Checa, Karel Schwarzenberg, o embaixador checo no Chile, Zdenek Kubánek, dignatários do governo e uma delegação industrial checa. O grupo foi recebido no Paranal pelo Diretor Geral do ESO, Tim de Zeeuw, o representante do ESO no Chile, Massimo Tarenghi, o Director de Operações, Andreas Kaufer e Jan Palous, o representante checo no Conselho do ESO.

Depois da abertura dos telescópios, o Presidente Klaus teve a oportunidade de disfrutar do magnifico pôr-de-sol sobre o Oceano Pacífico a partir da plataforma do VLT. Seguidamente, visitou a sala de controlo do VLT, donde são operados os quatro telescópios e o interferómetro do VLT (VLTI). Neste local, o Presidente tomou parte do início das observações a partir da consola de um dos telescópios que compõem do VLT.

Informações adicionais

O ESO, o Observatório Europeu do Sul, é a mais importante organização europeia intergovernamental para a investigação em astronomia e é o observatório astronómico mais produtivo do mundo. O ESO é  financiado por 15 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e funcionamento de observatórios astronómicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrónomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação na investigação astronómica. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta, no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera  o Very Large Telescope, o observatório astronómico óptico mais avançado do mundo e o VISTA, o maior telescópio de rastreio do mundo. O ESO é o parceiro europeu do revolucionário telescópio  ALMA, o maior projeto astronómico que existe atualmente. O ESO encontra-se a planear o European Extremely Large Telescope, E-ELT, um telescópio de 42 metros que observará na banda do visível e próximo infravermelho. O E-ELT será “o maior olho no céu do mundo”.

Links

Contactos

João Fernandes
Departamento de Matemática, Universidade de Coimbra
3001 - 454 Coimbra, Portugal
Telm.: 914002960
Email: eson.portugal@gmail.com

Massimo Tarenghi
ESO Representative in Chile
Santiago, Chile
Tel.: +56 2 463 3143
Email: mtarengh@eso.org

Gonzalo Argandoña
ESO education and Public Outreach Department
Santiago, Chile
Tel.: +56 2 463 3258
Telm.: +56 9 9 829 4202
Email: gargando@eso.org

Douglas Pierce-Price
Public Information Officer
Garching, Germany
Tel.: +49 89 3200 6759
Email: dpiercep@eso.org

Connect with ESO on social media

Este texto é a tradução da Nota de Imprensa do ESO eso1112, cortesia do ESON, uma rede de pessoas nos Países Membros do ESO, que servem como pontos de contacto local com os meios de comunicação social, em ligação com os desenvolvimentos do ESO. A representante do nodo português é Margarida Serote.

Sobre a Nota de Imprensa

Nº da Notícia:eso1112pt
Nome:ESO Director General, Paranal, President, Very Large Telescope
Facility:Very Large Telescope

Imagens

President of Czechia, Václav Klaus, visiting ESO's Paranal Observatory
President of Czechia, Václav Klaus, visiting ESO's Paranal Observatory
apenas em inglês
President of Czechia, Václav Klaus, visiting ESO's Paranal Observatory
President of Czechia, Václav Klaus, visiting ESO's Paranal Observatory
apenas em inglês