Nota de Imprensa

Local do E-ELT Escolhido

Maior Olho no Céu do Mundo Será Construído em Armazones, Chile

26 de Abril de 2010

No dia 26 de Abril de 2010, o Conselho do ESO escolheu o Cerro Armazones como o local de instalação do provável telescópio de 42 metros, o E-ELT, European Extremely Large Telescope. O Cerro Armazones é uma montanha com uma altitude de 3060 metros situada na região central do deserto do Atacama, no Chile, a cerca de 130 quilómetros a sul da cidade de Antofagasta e a 20 quilómetros do Cerro Paranal, local do Very Large Telescope do ESO.

“Este é um marco importante do projecto, que nos permitirá finalizar a concepção geral desta ambiciosa infra-estrutura, a qual fará avançar enormemente o conhecimento astronómico”, diz Tim de Zeeuw, director geral do ESO. “Quero agradecer à equipa de selecção do local o excelente trabalho desenvolvido nos últimos anos.”

O próximo passo do ESO será construir um telescópio europeu de grandes dimensões (do inglês, E-ELT, European Extremely Large Telescope), o qual operará no domínio do visível/infravermelho e terá um espelho principal de 42 metros de diâmetro. O E-ELT será “o maior olho no céu do mundo” - o único telescópio do género do mundo inteiro. O ESO está a detalhar os planos de construção, em conjunto com a comunidade. O E-ELT abordará muitas questões fundamentais da astronomia moderna, e irá muito provavelmente revolucionar a nossa percepção do Universo, tal como aconteceu há 400 anos atrás com o telescópio de Galileu.

A decisão sobre o local de construção do E-ELT foi tomada pelo Conselho do ESO, que é o orgão governativo da Organização, composto pelos representantes dos catorze países membros do ESO, e baseou-se num extenso estudo de meteorologia comparativa, executado durante vários anos. A maioria dos dados obtidos durante a campanha de selecção do local serão tornados públicos durante o ano de 2010.

Existem vários factores a ser tomados em conta no processo de selecção do local. Claramente, o papel predominante cabe à “qualidade astronómica” da atmosfera, por exemplo, o número de noites claras, a quantidade de vapor de água e a “estabilidade” da atmosfera (também conhecida por seeing). No entanto, há igualmente outros parâmetros a considerar, tais como os custos da construção e operações, e a sinergia científica e operacional com outras infra-estruturas importantes (VLT/VLTI, VISTA, VST, ALMA e SKA, etc).

Em Março de 2010, o Conselho do ESO examinou um relatório preliminar com as principais conclusões do Comité de Aconselhamento de Selecção do Local do E-ELT [1]. Estas conclusões confirmaram que todos os locais examinados na selecção final (Armazones, Ventarrones, Tolonchar e Vizcachas, no Chile, e La Palma, em Espanha) têm muito boas condições de observação astronómica, cada um com os seus pontos fortes. O relatório técnico concluiu que o Cerro Armazones, próximo do Paranal, destaca-se como o melhor local, uma vez que mostra o melhor balanço de qualidade do céu para todos os factores considerados, ao mesmo tempo que pode ser operado de modo integrado com o Observatório do Paranal do ESO. Os Cerros Armazones e Paranal partilham as mesmas condições ideais para a observação astronómica, em particular, dispondo de céu limpo 320 noites por ano.

Tomando em linha de conta as claras recomendações do Comité de Aconselhamento de Selecção do Local e todos os outros aspectos relevantes, em especial a qualidade científica do local, o Conselho confirmou agora a escolha do Cerro Armazones como local do provável E-ELT [2].

“Juntando as capacidades científicas transformacionais do E-ELT ao já bastante poderoso observatório VLT integrado, está garantido o futuro a longo prazo do Paranal como o mais avançado observatório no visível/infravermelho do mundo, confirmando assim ainda mais a posição do ESO como líder mundial da astronomia terrestre,” diz de Zeeuw.

Antecipando a escolha do Cerro Armazones como o futuro local de construção do E-ELT, e no intuito de facilitar e apoiar o projecto, o governo chileno concordou em doar ao ESO uma parte substancial do terreno adjacente à propriedade do ESO no Paranal, terreno esse que engloba o Armazones, de modo a assegurar a protecção contínua do local contra todas as influências adversas, em particular poluição luminosa e actividades mineiras.

Notas

[1] O Comité independente de Aconselhamento de Selecção do Local do E-ELT (SSAC, do inglês E-ELT Site Selection Advisory Committee) tem estado a analisar detalhadamente os resultados de diversos locais possíveis em todo o mundo. Esforços similares foram desenvolvidos pela equipa de selecção do local do Thirty-Meter Telescope (TMT), dos Estados Unidos da América. De modo a tornar o trabalho mais eficiente, os locais pré-seleccionados pela equipa do TMT (todos situados na América do Norte e do Sul) não foram estudados pelo SSAC, já que a equipa do TMT partilhou os seus dados com o SSAC. Dois dos locais da lista de pré-selecção do SSAC, incluindo o Armazones, encontravam-se igualmente na lista da equipa do TMT.

[2] A resolução do Conselho do ESO é a seguinte:

Resolução do Conselho do ESO sobre o local de construção do provável E-ELT
Reconhecendo a clara recomendação do Comité de Aconselhamento de Selecção do Local de que o E-ELT deve ser construído no Cerro Armazones, no norte do Chile a considerável sinergia científica que resultaria entre o E-ELT e as futuras infra-estruturas no hemisfério sul, nomeadamente o ALMA e o SKA as sinergias operacionais e científicas que resultariam com o Paranal e exprimindo a mais clara apreciação à oferta muito generosa tanto da Espanha como do Chile para hospedarem o E-ELT às consideráveis contribuições para a qualidade e profundidade da discussão sobre o local de construção do E-ELT feitas pelo Chile e pela Espanha no decurso do desenvolvimento das suas ofertas de localização;

O Conselho concluiu que o motivo principal para a decisão da localização do E-ELT deve ser a qualidade científica do local. As qualidades científicas do Cerro Armazones e o impacto positivo que a localização do E-ELT  nesse local terá na futura liderança científica do ESO são argumentos suficientemente importantes para ultrapassarem a oferta substancial da Espanha.

O Conselho resolveu por isso aprovar a recomendação do Director Geral para adoptar o Cerro Armazones no Chile como local de construção do provável E-ELT.

O Conselho faz notar que esta decisão é essencial para completar a proposta de construção, sobre a qual será tomada uma decisão em data posterior.

Informações adicionais

O ESO, o Observatório Europeu do Sul, é a mais importante organização europeia intergovernamental para a investigação em astronomia e é o observatório astronómico mais produtivo do mundo. O ESO é  financiado por 14 países: Áustria, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Itália, Holanda, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e funcionamento de observatórios astronómicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrónomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação na investigação astronómica. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta, no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera  o Very Large Telescope, o observatório astronómico, no visível, mais avançado do mundo e o VISTA, o maior telescópio de rastreio do mundo. O ESO é o parceiro europeu do revolucionário telescópio  ALMA, o maior projecto astronómico que existe actualmente. O ESO encontra-se a planear o European Extremely Large Telescope, E-ELT, um telescópio de 42 metros que observará na banda do visível e próximo infravermelho. O E-ELT será “o maior olho no céu do mundo”.

Links

Contactos

João Fernandes
Departamento de Matemática, Universidade de Coimbra
Coimbra, Portugal
Tel.: 914002960
Email: eson.portugal@gmail.com

Tim de Zeeuw
ESO Director General
Garching, Germany
Tel.: +49 89 3200 6226
Email: ikreutle@eso.org

Massimo Tarenghi
ESO Representative in Chile
Santiago, Chile
Tel.: +56 2 463 3143
Email: mtarengh@eso.org

Roberto Gilmozzi
E-ELT Principal Investigator
Garching, Germany
Tel.: +49 89 3200 6667
Email: rgilmozz@eso.org

Lars Lindberg Christensen
Head ESO education and Public Outreach Department
Garching, Germany
Tel.: +49 89 3200 6761
Telm.: +49 173 38 72 621
Email: lars@eso.org

Henri Boffin
ESO La Silla-Paranal/E-ELT Press Officer
Garching, Germany
Tel.: +49 89 3200 6222
Telm.: +49 174 515 43 24
Email: hboffin@eso.org

Connect with ESO on social media

Este texto é a tradução da Nota de Imprensa do ESO eso1018, cortesia do ESON, uma rede de pessoas nos Países Membros do ESO, que servem como pontos de contacto local com os meios de comunicação social, em ligação com os desenvolvimentos do ESO. A representante do nodo português é Margarida Serote.

Sobre a Nota de Imprensa

Nº da Notícia:eso1018pt
Nome:Cerro Armazones
Tipo:Unspecified : Technology : Observatory
Facility:Extremely Large Telescope

Imagens

Cerro Armazones night-time panorama*
Cerro Armazones night-time panorama*
apenas em inglês
Cerro Armazones at night
Cerro Armazones at night
apenas em inglês
Cerro Armazones
Cerro Armazones
apenas em inglês
Cerro Paranal and Cerro Armazones in Chile
Cerro Paranal and Cerro Armazones in Chile
apenas em inglês
Site testing at Cerro Armazones
Site testing at Cerro Armazones
apenas em inglês
Cerro Armazones at night
Cerro Armazones at night
apenas em inglês
Site testing at Cerro Armazones
Site testing at Cerro Armazones
apenas em inglês
View from Cerro Armazones
View from Cerro Armazones
apenas em inglês
Sun and Moon on Armazones
Sun and Moon on Armazones
apenas em inglês
O Cerro Armazones - local do futuro E-ELT
O Cerro Armazones - local do futuro E-ELT
Cerro Armazones at sunset
Cerro Armazones at sunset
apenas em inglês

Vídeos

ESOcast 16: E-ELT Site Chosen
ESOcast 16: E-ELT Site Chosen
apenas em inglês
Video News Release 30: E-ELT Site Chosen (eso1018b)
Video News Release 30: E-ELT Site Chosen (eso1018b)
apenas em inglês
Night-Time Time-lapse at Cerro Armazones
Night-Time Time-lapse at Cerro Armazones
apenas em inglês
Site testing on Cerro Armazones
Site testing on Cerro Armazones
apenas em inglês
Milky Way Above Cerro Armazones
Milky Way Above Cerro Armazones
apenas em inglês
Night over Cerro Armazones
Night over Cerro Armazones
apenas em inglês