Nota de Imprensa
50º aniversário de La Silla culmina com eclipse total do Sol
Visitantes participam em programa de divulgação no primeiro observatório do ESO
3 de Julho de 2019
No dia 2 de Julho, o percurso da totalidade de um eclipse do Sol passou pelo Observatório de La Silla do ESO. Este evento astronómico raro ocorreu no 50º ano de operação do primeiro observatório do ESO. Inaugurado em 1969, o Observatório de La Silla colocou a Europa na vanguarda da investigação astronómica, continuando ainda hoje a produzir ciência de excelente qualidade. Mil visitantes, incluindo o Presidente da República do Chile, viajaram até ao observatório remoto para assistirem a esta conjunção única.
Às 16:40 (hora local do Chile, o que corresponde às 21:40 em Portugal Continental), a Lua tapou a face do Sol, num eclipse total visível numa faixa com 150 km de largura no norte do Chile, incluindo o Observatório de La Silla do ESO, que celebra este ano meio século de investigação astronómica.
O ESO, em colaboração com o governo do Chile, organizou uma campanha de divulgação, dando ao público a oportunidade de assistir a este fenómeno raro [1] no próprio Observatório de La Silla. Mil visitantes tiveram acesso ao local, incluindo mais de 30 estudantes do ensino secundário e 30 cidadãos seniores de La Serena, La Higuera e Coquimbo, os municípios vizinhos do Observatório.
Outro grupo de estudantes chegou a La Silla vindo de todas as partes do Chile. Os jovens foram selecionados através de um concurso organizado em colaboração com o Ministério da Educação do Chile. Os estudantes tinham que escrever uma carta onde explicavam o seu interesse em ciência, mais particularmente em astronomia. Os vencedores, acompanhados por um dos pais, ganharam uma viagem paga a La Silla no dia do eclipse.
Foram igualmente convidados membros dos meios de comunicação social locais e internacionais e cerca de 60 representantes deste grupo deslocaram-se a La Silla. Adicionalmente, o ESO transmitiu o eclipse online.
Foram também selecionados 8 utilizadores das redes sociais de entre 300 candidatos dos países membros da rede ESON, que participaram assim na segunda edição do #MeetESO, um encontro de redes sociais que leva os vencedores a todos os observatórios do ESO. Todos eles partilharam a sua experiência no Twitter e Instagram, assim como nos seus próprios canais. Uma competição pública dedicada ao 50º aniversário do Observatório de La Silla, #LaSilla50Years, levou também ao Chile uma pessoa de um dos Estados Membros do ESO, numa visita totalmente paga a todos os observatórios do ESO.
“Viajaram até ao Chile pessoas vindas de todos os lados do mundo, com a esperança de usufruirem de uma visão sem paralelo da coroa solar quando a Lua passasse entre a Terra e o Sol, transformando o dia em noite durante quase 2 minutos,” explica Claudio Melo, o Representante do ESO no Chile. “Estes visitantes foram recompensados com um céu chileno muito límpido e uma vista perfeita do eclipse do Sol.”
Juntando-se aos muitos visitantes em La Silla esteve também o presidente da República do Chile, Sebastián Piñera, que foi recebido pelo Diretor Geral do ESO, Xavier Barcons.
“Estamos muito contentes por o Presidente se ter juntado a nós em La Silla neste dia tão especial,” disse Xavier Barcons. “O eclipse ocorreu no 50º aniversário de La Silla, uma ocasião para celebrar a parceria forte e produtiva entre o Chile e o ESO. La Silla desempenhou um papel extremamente importante no desenvolvimento da astronomia na Europa e no Chile e astrónomos chilenos usam de modo rotineiro os telescópios de La Silla para efetuarem os seus trabalhos de investigação.”
La Silla tem sido um baluarte do ESO desde a década de 1960. É aqui que o ESO opera dois dos telescópios da classe dos 4 metros mais produtivos do mundo.
O New Technology Telescope de 3,58 metros (NTT) foi pioneiro no que diz respeito ao design e engenharia de telescópios, sendo sido o primeiro a ter um espelho primário controlado por computador (óptica ativa), uma tecnologia desenvolvida no ESO e agora aplicada à maioria dos grandes telescópios de todo o mundo.
O telescópio de 3,6 metros do ESO acolhe atualmente o principal caçador de exoplanetas do mundo, o HARPS (High Accuracy Radial velocity Planet Searcher), um espectrógrafo com uma precisão sem paralelo.
O Presidente do Chile aproveitou a ocasião para visitar o Observatório de La Silla. “Somos poeira de estrelas,” exclamou o Presidente durante o evento. “Hoje o Chile é a capital mundial da astronomia e por isso mesmo estar em La Silla neste momento é muito especial.”
O pessoal regular do Observatório esteve também no local, tirando partido das infraestruturas de observação existentes de modo inovador. Durante o eclipse foram levados a cabo sete projetos com objetivos tanto científicos como de divulgação, utilizando-se alguns dos telescópios já existentes em La Silla, tal como o NTT, ExTrA, TAROT e REM, e também instalações temporárias. Estes projetos vêm no seguimento de uma longa tradição de usar eclipses para observações científicas, tal como aconteceu com a famosa confirmação da Relatividade Geral que ocorreu há 100 anos atrás durante um eclipse total do Sol.
O eclipse parcial começou às 15:23:50 (hora local do Chile), com a totalidade a durar 1 minuto e 52 segundos no topo de La Silla, entre as 16:39:23 e as 16:41:15. O eclipse parcial terminou às 17:47:16, pouco antes do pôr do Sol.
Uma vez que o eclipse propriamente dito ocorreu ao final da tarde, durante todo o resto do dia os visitantes puderam participar numa enorme variedade de atividades, desde visitas aos telescópios de La Silla até várias palestras, um concerto e workshops. Os astrónomos e guias do ESO estiveram presentes para ajudar os visitantes durante todo o dia.
“Ver um eclipse total do Sol é uma experiência extraordinária e inolvidável. Os vários convidados que estiveram hoje presentes em La Silla guardarão certamente para sempre memórias agradáveis do evento. Tratou-se de um momento único na história também única deste Observatório,” concluiu Xavier Barcons.
O anterior eclipse total do Sol visível em La Silla ocorreu no final do século XVI e o próximo terá lugar no ano 2231.
Notas
[1] Os eclipses totais do Sol são fenómenos raros, ocorrendo em média um a cada 360 anos em determinada região do globo.
Informações adicionais
O ESO é a mais importante organização europeia intergovernamental para a investigação em astronomia e é de longe o observatório astronómico mais produtivo do mundo. O ESO tem 16 Estados Membros: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça, para além do país de acolhimento, o Chile, e a Austrália, um parceiro estratégico. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e operação de observatórios astronómicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrónomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação na investigação astronómica. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera o Very Large Telescope e o Interferómetro do Very Large Telescope, o observatório astronómico óptico mais avançado do mundo, para além de dois telescópios de rastreio: o VISTA, que trabalha no infravermelho, e o VLT Survey Telescope, concebido exclusivamente para mapear os céus no visível. O ESO é também um parceiro principal em duas infraestruturas situadas no Chajnantor, o APEX e o ALMA, o maior projeto astronómico que existe atualmente. E no Cerro Armazones, próximo do Paranal, o ESO está a construir o Extremely Large Telescope (ELT) de 39 metros, que será “o maior olho do mundo virado para o céu”.
Links
- Website do eclipse total do Sol
- Transmissão do eclipse total do Sol
- Projetos científicos executados durante o eclipse
- 50º aniversário do Observatório de La Silla
Contactos
Mariya Lyubenova
Head of ESO Media Relations Team
Garching bei München, Germany
Tel: +49 89 3200 6188
Email: pio@eso.org
Margarida Serote (Contacto de imprensa em Portugal)
Rede de Divulgação Científica do ESO
e Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço,
Tel: +351 964951692
Email: eson-portugal@eso.org
Sobre a Nota de Imprensa
Nº da Notícia: | eso1912pt |
Nome: | Eclipse |
Tipo: | Solar System : Sky Phenomenon : Eclipse : Solar : Total |