O cónico e icónico Licancabur de guarda ao Chajnantor

Esta impressionante imagem panorâmica mostra o Planalto do Chajnantor - onde está instalado o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) - com o majestoso vulcão Licancabur como pano de fundo. Com o Licancabur de guarda, uma floresta gelada de penitentes amontoa-se no primeiro plano. Os penitentes são um curioso fenómeno natural, que se observa em regiões de elevada altitude. Consistem em finos picos de neve dura ou gelo, com gumes afiados apontados ao Sol, com alturas que vão de alguns centímetros até vários metros. Pode ler mais sobre os penitentes numa Fotografia da Semana anterior (potw1221).

O Licancabur, a uma altitude de 5920 metros, é o vulcão mais icónico da região de San Pedro de Atacama, Chile. A sua forma cónica faz com que seja facilmente reconhecido mesmo a grandes distâncias. Situa-se na região mais a sul da fronteira entre o Chile e a Bolívia. O vulcão possui na sua cratera um dos lagos mais altos do mundo. O lago tem atraído a atenção de biólogos interessados em estudar como é que organismos microscópicos podem aí sobreviver, uma vez que o ambiente é extremamente inóspito, possuindo intensa radiação ultravioleta, atmosfera fina e temperaturas baixas. As estratégias de sobrevivência da vida microscópica no Lago Licancabur podem até dar-nos uma ideia das possibilidades da existência de vida em Marte numa época primitiva.

Esta fotografia foi tirada, próximo do local onde se encontra instalado o ALMA, por Babak Tafreshi, um dos Embaixadores Fotográficos do ESO.

O ALMA, uma infraestrutura astronómica internacional, é uma parceria entre a Europa, a América do Norte e o Leste Asiático, em cooperação com a República do Chile. A construção e operação do ALMA é coordenada pelo ESO, em prol da Europa, pelo Observatório Nacional de Rádio Astronomia (NRAO), em prol da América do Norte e pelo Observatório Astronómico Nacional do Japão (NAOJ), em prol do Leste Asiático. O Joint ALMA Observatory (JAO) fornece uma liderança e direção unificadas na construção, comissionamento e operação do ALMA.

 

Links

Créditos:

ESO/B. Tafreshi (twanight.org)

Sobre a imagem

Id:potw1240a
Língua:pt
Tipo:Fotográfico
Data de divulgação:1 de Outubro de 2012 às 10:00
Tamanho:8293 x 3336 px

Sobre o objeto

Nome:Chajnantor, Panorama
Tipo:Solar System : Planet : Feature : Surface : Mountain

Formatos de imagens

JPEG grande
5,3 MB

Zoom


Papéis de parede

1024x768
295,3 KB
1280x1024
439,2 KB
1600x1200
605,3 KB
1920x1200
743,8 KB
2048x1536
881,6 KB