Anúncio

Vídeo Noticioso e ESOcast da Inauguração do ALMA

14 de Março de 2013

No dia 13 de março de 2013, o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) foi inaugurado durante uma cerimónia oficial que teve lugar no local de acolhimento do ALMA no planalto do Chajnantor, nos Andes chilenos (eso1312). O ALMA é uma parceria entre a Europa, a América do Norte e o Leste Asiático, em cooperação com a República do Chile. O convidado de honra da cerimónia foi o Presidente do Chile, Sebastián Piñera. Estiveram igualmente presentes altos oficiais e representantes da parceria internacional do ALMA, assim como trabalhadores do ALMA e pessoas das comunidades próximas.

O ALMA é o maior projeto astrónomico do mundo e a sua cerimónia de inauguração marcou a transição formal de projeto em fase de construção a observatório completamente operacional. O ALMA consiste numa rede de 66 antenas espalhadas numa área de 16 quilómetros de diâmetro. Mais de 50 antenas ALMA estão já em operação, sendo que as 66 estão completamente montadas. O correlador ALMA, um supercomputador - o único deste tipo a trabalhar a tão elevada altitude - que será usado para combinar os dados recolhidos pelas antenas individuais, está também completo. O correlador é capaz de realizar tantos cálculos por segundo como três milhões de computadores portáteis juntos.

Com este Vídeo Noticioso e este ESOcast, convidamo-lo a partilhar o excitante momento da inauguração do ALMA e a aprender mais sobre este enorme projeto internacional. Pode ver também as imagens do próprio ALMA e do seu ambiente único no deserto do Atacama. Partilhe com os trabalhadores e cientistas do ALMA os desafios de construir e operar uma infraestrutura científica de vanguarda num nos ambientes mais inóspitos do planeta.

Créditos: ESO & ALMA (ESO/NAOJ/NRAO)/NRAO/General Dynamics C4 Systems, Christoph Malin (christophmalin.com), L. Calçada, M. Kornmesser & the NASA/ESA Hubble Space Telescope.

Música: John Stanford (johnstanfordmusic.com).

Mais informação

O ESOcast é uma série de vídeocasts dedicados a levar até ao público as últimas novidades e investigação do ESO - o Observatório Europeu do Sul.

Inscreva-se no nosso canal e mantenha-se atualizado com as últimas notícias do ESO: o ESOcast está disponível no iTunes em HD e SD. Também está disponível no YouTube, Vimeo e dotSUB. O download encontra-se disponível em diversos formatos, incluindo HD.

Links

Contactos

Richard Hook
ESO, Public Information Officer
Garching bei München, Germany
Tel: +49 89 3200 6655
Cell: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann13027

Imagens

Cena do Vídeo Noticioso sobre a Inauguração do ALMA
Cena do Vídeo Noticioso sobre a Inauguração do ALMA

Vídeos

ESOcast 55: A inauguração do ALMA
ESOcast 55: A inauguração do ALMA
Vídeo Noticioso 38: A inauguração do ALMA
Vídeo Noticioso 38: A inauguração do ALMA