Nota de Imprensa
Entrega da Residencia ALMA
Novas instalações no Chile para o pessoal e visitantes do ALMA
25 de Abril de 2017
A nova Residencia ALMA, situada no Local de Apoio às Operações do ALMA, acaba de ser entregue ao Observatório Conjunto ALMA. No evento de celebração deste marco estiveram presentes o Conselho do ALMA e os directores dos três executivos — ESO, NAOJ e NRAO. Estiveram igualmente presentes os arquitectos que conceberam o edifício. A Residencia ALMA é a última grande construção a ser entregue pelo ESO ao projeto ALMA.
A entrega da Residencia ALMA constitui um marco no desenvolvimento do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA). O novo edifício acomodará o pessoal que trabalha no ALMA, assim como os visitantes do Local de Apoio às Operações do ALMA, situado perto de San Pedro de Atacama no norte do Chile, a apenas 28 km do telescópio propriamente dito. O ESO construiu a Residencia, que constitui a sua última contribuição importante ao projeto ALMA.
O design do edifício foi concebido pelos arquitectos finlandeses Kouvo & Partanen, tendo sido depois adaptado para o mercado chileno por Rigotti & Simunovic Arquitectos, uma empresa de arquitectura chilena. O contrato de construção foi adjudicado ao consórcio AXIS LyD Construcciones Ltda, constituído por Constructora L y D S.A. e Axis Desarrollos Constructivos S.A., ambas companhias chilenas com larga experiência na construção de edifícios residenciais no ambiente inóspito do norte chileno. A construção começou oficialmente a 23 de fevereiro de 2015.
Os edifícios foram concebidos de modo a que a forma e cor do seu exterior se enquadrasse na topologia, no meio envolvente e na paisagem do local. Dadas as condições inóspitas do deserto, a localização remota e o padrão de trabalho do pessoal do ALMA (tanto de dia como de noite), a Residencia foi concebida para oferecer um ambiente calmo e agradável ao pessoal e visitantes, vindos de muitos países diferentes.
A Residencia tem duas zonas principais: áreas comuns e dormitórios. O design baseia-se num conceito modular, de modo a que possam ser acrescentadas mais acomodações consoante as necessidades. Atualmente, existem 120 quartos situados em 6 edifícios. As áreas comuns dispõem de biblioteca, cafeteria, salão, spa com ginásio, piscina, sauna e zona de barbecue. Há também uma cozinha e uma sala de jantar extensa, com espaço suficiente para acomodar metade dos residentes de uma só vez.
O Local de Apoio às Operações do ALMA, onde está situada a Residencia, situa-se 2000 metros abaixo do telescópio propriamente dito, o qual está instalado no cimo do planalto do Chajnantor. O ALMA é composto por 66 antenas de alta precisão, de 12 e 7 metros de diâmetro, que operam nos comprimentos de onda do milímetro e do submilímetro. O observatório iniciou observações científicas no final de setembro de 2011 e estuda os blocos constituintes de estrelas, sistemas planetários, galáxias e da própria vida, permitindo aos astrónomos explorar algumas das questões mais profundas relativas às nossas origens cósmicas.
Informações adicionais
O Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), uma infraestrutura astronómica internacional, é uma parceria entre o ESO, a Fundação Nacional para a Ciência dos Estados Unidos (NSF) e os Institutos Nacionais de Ciências da Natureza (NINS) do Japão, em cooperação com a República do Chile. O ALMA é financiado pelo ESO em prol dos seus Estados Membros, pela NSF em cooperação com o Conselho de Investigação Nacional do Canadá (NRC) e do Conselho Nacional Científico da Ilha Formosa (NSC) e pelo NINS em cooperação com a Academia Sinica (AS) da Ilha Formosa e o Instituto de Astronomia e Ciências do Espaço da Coreia (KASI).
A construção e operação do ALMA é coordenada pelo ESO, em prol dos seus Estados Membros; pelo Observatório Nacional de Rádio Astronomia dos Estados Unidos (NRAO), que é gerido pela Associação de Universidades, Inc. (AUI), em prol da América do Norte e pelo Observatório Astronómico Nacional do Japão (NAOJ), em prol do Leste Asiático. O Observatório Conjunto ALMA (JAO) fornece uma liderança e gestão unificadas na construção, comissionamento e operação do ALMA.
O ESO é a mais importante organização europeia intergovernamental para a investigação em astronomia e é de longe o observatório astronómico mais produtivo do mundo. O ESO é financiado por 16 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça, assim como pelo Chile, o país de acolhimento. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e operação de observatórios astronómicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrónomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação na investigação astronómica. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera o Very Large Telescope, o observatório astronómico óptico mais avançado do mundo e dois telescópios de rastreio. O VISTA, o maior telescópio de rastreio do mundo que trabalha no infravermelho e o VLT Survey Telescope, o maior telescópio concebido exclusivamente para mapear os céus no visível. O ESO é um parceiro principal no ALMA, o maior projeto astronómico que existe atualmente. E no Cerro Armazones, próximo do Paranal, o ESO está a construir o European Extremely Large Telescope (E-ELT) de 39 metros, que será “o maior olho do mundo virado para o céu”.
Links
Contactos
Richard Hook
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Germany
Tel: +49 89 3200 6655
Telm: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org
Margarida Serote (Contacto de imprensa em Portugal)
Rede de Divulgação Científica do ESO
e Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço,
Tel: +351 964951692
Email: eson-portugal@eso.org
Sobre a Nota de Imprensa
Nº da Notícia: | eso1713pt |
Nome: | ALMA Residencia |
Tipo: | Unspecified : Technology : Observatory : Facility |
Facility: | Atacama Large Millimeter/submillimeter Array |