Nota de Imprensa
Primeiro Ministro italiano visita o Observatório do Paranal
26 de Outubro de 2015
No dia 24 de outubro de 2015 o Primeiro Ministro da Itália, Matteo Renzi, visitou o Observatório do Paranal do ESO no deserto do Atacama no norte do Chile. O primeiro minsitro e a sua delegação foram acompanhados numa visita guiada às infraestruturas astronómicas de vanguarda do ESO pelo Diretor Geral do ESO, Professor Tim de Zeeuw, e pelo Gestor de Programas do European Extremely Large Telescope (E-ELT), Roberto Tamai.
O Primeiro Ministro italiano fez-se acompanhar pelo Sub-Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Mario Giro, e pelo Embaixador italiano no Chile, Marco Ricci, assim como por outros oficiais do Governo italiano e pelo Sr. Francesco Starace, Presidente da multinacional italiana de energia ENEL. Faziam também parte da comitiva Gloria Navarrete, Diretora de Protocolo do Ministério dos Negócios Estrangeiros chileno e o Embaixador chileno em Itália, Fernando Ayala.
À chegada, o Primeiro Ministro Renzio e a sua delegação foram recebidos pelo Diretor Geral do ESO Tim de Zeeuw e pelo Gestor de Programas do E-ELT Roberto Tamai que, no papel de anfitriões, acompanharam a primeiro ministro e a sua comitiva numa visita guiada ao local.
“Estou muito contente por receber o Primeiro Ministro Renzio no Observatório do Paranal,” disse Tim de Zeeuw. “A Itália é um Estado Membro do ESO há 33 anos e a indústria italiana tem contribuído muito para a Organização — as cúpulas do VLT que aqui vemos foram construídas na Itália. A extremamente ativa comunidade astronómica italiana encontra-se também na vanguarda da exploração das infraestruturas do ESO levando a cabo ciência de ponta.”
Os distintos visitantes assistiram à abertura das cúpulas dos quatro Telescópios Principais do VLT, quando estes se preparavam para as observações noturnas. Visitaram também o VLT Survey Telescope, que foi concebido e construído na Itália e seguidamente jantaram na Residencia do Paranal, o edifício de gabinetes e estadia do observatório, que recebeu vários prémios no campo da arquitetura.
Engenheiros e astrónomos italianos estão também bastante envolvidos no design e construção do European Extremely Large Telescope (E-ELT), que será o maior telescópio óptico/infravermelho do mundo. O Gestor de Programas do E-ELT, Roberto Tamai, é também italiano. O Primeiro Ministro e a sua delegação deslocaram-se ainda ao local onde o E-ELT está a ser construído no Cerro Armazones, a apenas 20 km do Paranal.
A intenção de visita do Primeiro Ministro italiano ao Observatório do Paranal foi inicialmente anunciada em junho de 2015 em Milão, na Expo Milano — uma Exposição Mundial onde participaram mais de 140 países e dezenas de organizações, onde o ESO apoiou atividades relacionadas com a astronomia e mostrou vídeos em Ultra HD do ESO com os espetaculares céus noturnos do Chile.
O Observatório do Paranal do ESO situa-se 130 km a sul de Antofagasta, no coração do deserto chileno do Atacama. A uma altitude de 2635 metros, o Paranal é um dos melhores locais à face da Terra para realizar observações científicas do Universo. Com os quatro Telescópios Principais de 8,2 metros e os quatro Telescópios Auxiliares de 1,8 metros do Very Large Telescope (VLT) — o mais avançado instrumento óptico dedicado à investigação astronómica — assim como com os telescópios de rastreio VISTA e VST, o Paranal é o observatório astronómico terrestre mais produtivo do mundo.
Informações adicionais
O ESO é a mais importante organização europeia intergovernamental para a investigação em astronomia e é de longe o observatório astronómico mais produtivo do mundo. O ESO é financiado por 16 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça, assim como pelo Chile, o país de acolhimento. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e operação de observatórios astronómicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrónomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação na investigação astronómica. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera o Very Large Telescope, o observatório astronómico óptico mais avançado do mundo e dois telescópios de rastreio. O VISTA, o maior telescópio de rastreio do mundo que trabalha no infravermelho e o VLT Survey Telescope, o maior telescópio concebido exclusivamente para mapear os céus no visível. O ESO é um parceiro principal no ALMA, o maior projeto astronómico que existe atualmente. E no Cerro Armazones, próximo do Paranal, o ESO está a construir o European Extremely Large Telescope (E-ELT) de 39 metros, que será “o maior olho do mundo virado para o céu”.
Contactos
Richard Hook
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Germany
Tel: +49 89 3200 6655
Telm: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org
Margarida Serote (Contacto de imprensa em Portugal)
Rede de Divulgação Científica do ESO
e Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço,
Tel: +351 964951692
Email: eson-portugal@eso.org
Sobre a Nota de Imprensa
Nº da Notícia: | eso1541pt |
Nome: | ESO Director General, Paranal, Site visit |
Tipo: | Unspecified : People |
Facility: | Very Large Telescope |