Nota de Imprensa

Planetário e Centro de Visitantes doados ao ESO

3 de Dezembro de 2013

O ESO recebeu como donativo um planetário e um centro de visitantes, que serão construídos junto à Sede do ESO, em Garching bei München, Alemanha. O centro, que será uma magnífica ode à astronomia, tornar-se-á uma realidade graças à organização Klaus Tschira Stiftung, que se ofereceu para financiar totalmente a sua construção.

O ESO aceitou reconhecido a oferta da Klaus Tschira Stiftung para financiar a construção de um novo planetário e centro de visitantes junto à Sede do ESO, em Garching bei München, Alemanha. O novo centro será gerido por fundos operacionais do ESO e foi pensado com o intuito de incentivar as pessoas a olhar para as estrelas e dar a conhecer a importância da astronomia e os seus efeitos na vida do dia-a-dia.

A Klaus Tschira Stiftung é uma organização alemã sem fins lucrativos fundada pelo físico Klaus Tschira em 1995. O seu objetivo é apoiar as ciências naturais, a matemática e as ciências de computadores, com especial relevo na educação e divulgação científica destes campos junto do grande público.

Esta nova infraestrutura dará aos seus visitantes uma excelente visão da astronomia de modo geral e dos resultados científicos, projetos e desenvolvimentos tecnológicos de ponta do ESO, em particular. Todos os conteúdos serão oferecidos tanto em inglês como em alemão.

O design exclusivo do novo edifício lembra a forma de um sistema binário de estrelas a sofrer transferência de massa de uma componente para a outra, culminando numa supernova, o que está precisamente refletido no nome do edifício: Supernova ESO. O design deste elegante edifício foi concebido por Klaus Tschira, com a ajuda da firma de arquitetura sediada em Darmstadt, Bernhardt + Partner.

O centro atuará como uma infraestrutura “irmã” da Haus der Astronomie (Casa da Astronomia), um centro de divulgação e educação de astronomia situado em Heidelberg, na Alemanha, fundado no final de 2008 pela Sociedade Max Planck para o Avanço da Ciência e pela Klaus Tschira Stiftung.

O Supernova ESO oferecerá aos seus visitantes uma experiência memorável graças ao planetário de cúpula completa que utilizará tecnologia de vanguarda e aos mais de 2000 metros quadrados de exposições permanentes e temporárias. O edifício contará ainda com espaço adicional para a realização de conferências, aulas e workshops. Para além de tudo isto, está igualmente planeado um observatório público gerido por astrónomos e engenheiros voluntários do ESO.

“A astronomia é uma ciência fascinante e inspiradora e eu orgulho-me em poder contribuir ajudando a partilhar o entusiasmo desta ciência com o público,” diz Klaus Tschira, Diretor Gerente da Klaus Tschira Stiftung.

“Esperamos que este centro resplandeça como uma nova estrela muito brilhante, criando entusiasmo e paixão pela astronomia a todos os que o visitem,” diz Tim de Zeeuw, Diretor Geral do ESO.

O centro foi planeado de modo a cumprir objetivos de sustentabilidade em termos ambientais, económicos, sócio-culturais, funcionais, tecnológicos, de procedimento e também relacionados com o local.

A Sede do ESO situa-se no centro de investigação de Garching, cerca de 15 quilómetros a norte de Munique. O centro é um dos maiores complexos de investigação e ensino na Alemanha, empregando 6000 funcionários e contando com 13 000 estudantes. É igualmente o local que acolhe a maior parte da Universidade Técnica de Munique, assim como vários institutos da Sociedade Max Planck, da Universidade Ludwig Maximilian de Munique, da Academia de Ciências da Baviera e de numerosos outros institutos e companhias de renome.

O projeto baseia-se numa ideia que surgiu da cooperação entre o ESO e o Instituto de Estudos Teóricos de Heidelberg (HITS) - o instituto de investigação da Klaus Tschira Stiftung. Os trabalhos de construção começarão em 2014.

Informações adicionais

O ESO é a mais importante organização europeia intergovernamental para a investigação em astronomia e é o observatório astronómico mais produtivo do mundo. O ESO é  financiado por 15 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e funcionamento de observatórios astronómicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrónomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação na investigação astronómica. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta, no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera  o Very Large Telescope, o observatório astronómico óptico mais avançado do mundo e dois telescópios de rastreio. O VISTA, o maior telescópio de rastreio do mundo que trabalha no infravermelho e o VLT Survey Telescope, o maior telescópio concebido exclusivamente para mapear os céus no visível. O ESO é o parceiro europeu do revolucionário telescópio  ALMA, o maior projeto astronómico que existe atualmente. O ESO encontra-se a planear o European Extremely Large Telescope, E-ELT, um telescópio de 39 metros que observará na banda do visível e do infravermelho próximo. O E-ELT será “o maior olho do mundo virado para o céu”.

Links

Contactos

João Fernandes
Departamento de Matemática, Universidade de Coimbra
3001-454 Coimbra, Portugal
Telm.: 914002960
Email: eson-portugal@eso.org

Margarida Serote
ESO Science Outreach Network
Portugal
Telm.: 964951692
Email: eson-portugal@eso.org

Richard Hook
ESO, Public Information Officer
Garching bei München, Germany
Tel.: +49 89 3200 6655
Telm.: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Renate Ries
Klaus Tschira Stiftung, Media and Communication
Heidelberg, Germany
Tel.: +49 6221 533 102
Email: renate.ries@klaus-tschira-stiftung.de

Lars Lindberg Christensen
Head, ESO education and Public Outreach Department
Garching bei München, Germany
Tel.: +49 89 3200 6761
Telm.: +49 173 3872 621
Email: lars@eso.org

Connect with ESO on social media

Este texto é a tradução da Nota de Imprensa do ESO eso1349, cortesia do ESON, uma rede de pessoas nos Países Membros do ESO, que servem como pontos de contacto local com os meios de comunicação social, em ligação com os desenvolvimentos do ESO. A representante do nodo português é Margarida Serote.

Sobre a Nota de Imprensa

Nº da Notícia:eso1349pt
Nome:ESO Supernova Planetarium & Visitor Centre
Tipo:Unspecified : Technology
Facility:Other

Imagens

O novo planetário e centro de exposições na Sede do ESO
O novo planetário e centro de exposições na Sede do ESO
O novo planetário e centro de exposições na Sede do ESO
O novo planetário e centro de exposições na Sede do ESO
O novo planetário e centro de exposições na Sede do ESO
O novo planetário e centro de exposições na Sede do ESO
O novo planetário e centro de exposições na Sede do ESO
O novo planetário e centro de exposições na Sede do ESO
O novo planetário e centro de exposições na Sede do ESO
O novo planetário e centro de exposições na Sede do ESO