Nota de Imprensa
Estrela Brilhante em Vizinhança Colorida
28 de Julho de 2010
Uma nova imagem espectacular obtida com o instrumento Wide Field Imager do ESO, no Observatório de La Silla, Chile, mostra uma estrela brilhante invulgar, WR 22, assim como a sua vizinhança colorida. WR 22 é uma estrela muito quente e brilhante que se encontra a libertar a sua atmosfera para o espaço a uma taxa muitos milhões de vezes mais rápida que a do Sol. Esta estrela situa-se na região exterior da Nebulosa de Carina, onde se formou.
As estrelas de grande massa vivem depressa e morrem novas. Alguns destes faróis estelares emitem, no final das suas vidas, uma radiação tão intensa que libertam matéria para o espaço muitos milhões de vezes mais depressa que as estrelas relativamente calmas, como é o caso do Sol. Estas estrelas raras, muito quentes e de grande massa são conhecidas como estrelas Wolf-Rayet [1], nomeadas pelos dois astrónomos franceses que primeiro as identificaram em meados do século XIX. Uma das estrelas de maior massa alguma vez observada é conhecida por WR 22. Esta estrela aparece no centro da imagem, imagem esta composta por várias outras obtidas com os filtros vermelho, verde e azul do instrumento Wide Field Imager montado no telescópio MPG/ESO de 2.2 metros, situado no Observatório de La Silla, Chile. WR 22 faz parte de um sistema de estrela dupla e a sua massa medida é pelo menos 70 vezes a massa do Sol.
WR 22 situa-se na constelação austral de Carina, a quilha do navio Argo de Jason, na mitologia grega. Embora a estrela esteja a mais de 5000 anos-luz de distância da Terra, é tão brilhante que pode ser observada a olho nu, se dispusermos de boas condições de observação. WR 22 é uma das estrelas excepcionalmente brilhantes associadas à bonita Nebulosa de Carina (também conhecida como NGC 3372) e a zona exterior desta imensa região de formação estelar situada no sul da Via Láctea forma o colorido pano de fundo desta imagem.
As cores subtis da rica tapeçaria de fundo são o resultado das interacções entre a intensa radiação ultravioleta emitida pelas estrelas quentes de grande massa, incluindo a WR 22, e as vastas nuvens de gás, essencialmente hidrogénio, a partir das quais as estrelas se formaram. A zona central deste enorme complexo de gás e poeira situa-se no lado esquerdo da imagem e pode ser visto na imagem eso1031b. Esta zona inclui a estrela Eta Carinae que foi abordada numa nota de imprensa anterior (eso0905).
Notas
[1] Mais informação sobre as estrelas Wolf-Rayet
Informações adicionais
O ESO, o Observatório Europeu do Sul, é a mais importante organização europeia intergovernamental para a investigação em astronomia e é o observatório astronómico mais produtivo do mundo. O ESO é financiado por 14 países: Áustria, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Itália, Holanda, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e funcionamento de observatórios astronómicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrónomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação na investigação astronómica. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta, no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera o Very Large Telescope, o observatório astronómico, no visível, mais avançado do mundo e o VISTA, o maior telescópio de rastreio do mundo. O ESO é o parceiro europeu do revolucionário telescópio ALMA, o maior projecto astronómico que existe actualmente. O ESO encontra-se a planear o European Extremely Large Telescope, E-ELT, um telescópio de 42 metros que observará na banda do visível e próximo infravermelho. O E-ELT será “o maior olho no céu do mundo”.
Links
Vista da parte central da Nebulosa de Carina obtida com o instrumento Wide Field Imager
Contactos
Douglas Pierce-Price
ESO
Garching, Germany
Tel: +49 89 3200 6759
Email: dpiercep@eso.org
Richard Hook
ESO, Survey Telescopes PIO
Garching
Tel: +49 89 3200 6655
Email: rhook@eso.org
Margarida Serote (Contacto de imprensa em Portugal)
Rede de Divulgação Científica do ESO
e Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço,
Tel: +351 964951692
Email: eson-portugal@eso.org
Sobre a Nota de Imprensa
Nº da Notícia: | eso1031pt |
Nome: | Carina Nebula, Eta Carinae, WR 22 |
Tipo: | Milky Way : Star : Type : Wolf-Rayet Milky Way : Nebula |
Facility: | MPG/ESO 2.2-metre telescope |
Instrumentos: | WFI |