Anúncio

Próximas atividades no Supernova do ESO

Veja o que o Supernova do ESO preparou para os seus visitantes para a primeira metade de 2020

12 de Novembro de 2019

Estão abertas as reservas para os espectáculos de planetário do Supernova do ESO que decorrem na primeira metade de 2020.

Se está a pensar visitar o Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO durante a primeira metade de 2020, já estão abertas online as reservas para os nossos espectáculos normais de planetário, que decorrerão de Fevereiro a Junho. Serão exibidos novos espectáculos em 2020, mas estes serão anunciados separadamente à medida que forem sendo incluídos no programa. Assine o nosso boletim informativo para ser o primeiro a saber de novos espectáculos e eventos especiais. Os bilhetes para o planetário custam 5 euros por pessoa e os bilhetes para as visitas guiadas custam 8 euros por pessoa. Para os eventos públicos de final da tarde, consulte por favor a nossa programação, já que os preços variam.

Em Janeiro, o nosso centro estará encerrado para manutenção e para podermos preparar as atividades de todo o ano que começa. Estaremos encerrados ao públicos de 23 de Dezembro de 2019 a 31 de Janeiro de 2020 (inclusivé), abrindo as portas ao público novamente no sábado dia 1 de Fevereiro de 2020.

Assim que reabrirmos estarão disponíveis novas exibições na nossa exposição permanente, The Living Universe (O Universo Vivo). Destacamos, por exemplo, câmaras que lhe mostrarão como é o seu corpo a diferentes comprimentos de onda e a nossa bicicleta de relatividade foi melhorada para que possa agora competir com os seus amigos para ver quem atinge a velocidade da luz mais depressa! As entradas na exposição são gratuitas, não necessitando de reserva antecipada.

Em 2020 celebra-se o 60º aniversário do laser. Com uma longa história, o primeiro laser funcional foi operado a 16 de Maio de 1960 por Theodore H. Maiman. Os visitantes do nosso centro terão uma última oportunidade de visitar a exposição temporária Laser, Light, Life — From science fiction to high-tech photonics (Laser, Luz, Vida — Da ficção científica à fotónica de alta tecnologia). Concebida pela Faculdade de Física da Ludwig-Maximilians-Universität München (LMU), esta exposição mostra-nos a tecnologia laser desde os seus primórdios até aos dias de hoje, destacando as possibilidades visionárias das suas aplicações. Esta exposição estará patente ao público até 31 de Maio de 2020 e pode ser visitada gratuitamente.

Os grupos escolares organizados continuam a poder usufruir do nosso programa educativo de forma gratuita. Aconselhamos os professores a ler a seguinte página que dá informação adicional de como organizar as visitas escolares.

Mais informações

O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO

O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO é um centro de astronomia de vanguarda para o público e uma infraestrutura educativa, situado no mesmo local que a Sede do ESO em Garching bei München. O centro comporta o maior planetário inclinado da Alemanha, Áustria e Suíça, para além de uma exposição interactiva, partilhando com os seus visitantes o fascinante mundo da astronomia e do ESO, no intuito de inspirar gerações futuras a apreciar e a compreender o Universo que nos rodeia. Todo o conteúdo encontra-se disponível em inglês e alemão e a entrada é gratuita, embora sujeita a marcação prévia. Para mais informações consulte o link: supernova.eso.org

O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO surge de uma colaboração entre o Observatório Europeu do Sul (ESO) e o Instituto de Estudos Teóricos de Heidelberg (HITS). O edifício foi doado pela Klaus Tschira Stiftung (KTS), uma fundação alemã e o ESO encarrega-se de gerir e operar a infraestrutura.

O Supernova do ESO é apoiado financeiramente por: LOR Foundation, Evans & Sutherland, Sky-Skan e Energie-Wende-Garching.

A Klaus Tschira Stiftung (KTS) foi fundada em 1995 pelo físico e co-fundador Klaus Tschira (1940 - 2015) e trata-se de uma das maiores fundações europeias financiadas a título privado sem fins lucrativos. A Fundação promove o avanço das ciências naturais, matemática e ciência de computadores, pretendendo aumentar o gosto por estas áreas. O empenhamento da Fundação começa no jardim de infância e estende-se pelas escolas, universidades e centros de investigação. A Fundação apadrinha novos métodos de transferência de conhecimento científico e apoia tanto o desenvolvimento como a apresentação cuidada de descobertas científicas.

O Instituto Heidelberg de Estudos Teóricos (HITS gGmbH) foi estabelecido em 2010 pelo físico e co-fundador Klaus Tschira (1940 - 2015) e a sua fundação, a Klaus Tschira Stiftung, como uma instituição privada sem fins lucrativos. O HITS leva a cabo investigação de base no âmbito das ciências naturais, matemática e ciência de computadores, com especial enfoque no processamento, estruturação e análise de grandes quantidades de dados. As áreas de investigação vão desde a biologia molecular à astrofísica. Os accionistas do HITS juntam-se na HITS Siftung, uma subsidiária da Fundação Klaus Tschira, da Universidade de Heidelberg e do Instituto de Tecnologia Karlsruhe (KIT). O HITS coopera igualmente com outras universidades e institutos de investigação e com parceiros industriais. O financiamento base do HITS vem da HITS Stiftung com fundos recebidos da Fundação Klaus Tschira. As principais agências de financiamento externo são o Ministério Federal de Educação e Investigação (BMBF), a Fundação Alemã de Investigação (DFG) e a União Europeia.

O ESO é a mais importante organização europeia intergovernamental para a investigação em astronomia e é de longe o observatório astronómico mais produtivo do mundo. O ESO tem 16 Estados Membros: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça, para além do país de acolhimento, o Chile, e a Austrália, um parceiro estratégico. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e operação de observatórios astronómicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrónomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação na investigação astronómica. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera  o Very Large Telescope e o Interferómetro do Very Large Telescope, o observatório astronómico óptico mais avançado do mundo, para além de dois telescópios de rastreio: o VISTA, que trabalha no infravermelho, e o VLT Survey Telescope, concebido exclusivamente para mapear os céus no visível. O ESO é também um parceiro principal em duas infraestruturas situadas no Chajnantor, o APEX e o ALMA, o maior projeto astronómico que existe atualmente. E no Cerro Armazones, próximo do Paranal, o ESO está a construir o Extremely Large Telescope (ELT) de 39 metros, que será “o maior olho do mundo virado para o céu”.