Anúncio
ALMA nomeia novo diretor
10 de Julho de 2017
No seguimento de um processo de seleção bastante competitivo, o Conselho do ALMA nomeou Sean Dougherty como novo Diretor do ALMA para os próximos 5 anos, cargo que iniciará em abril de 2018.
Sean Dougherty é atualmente Diretor do Observatório Astrofísico do Domínio Rádio, a infraestrutura de rádio astronomia nacional canadiana, a qual é gerida pelo NRC Herzberg Astronomy and Astrophysics. Dougherty foi membro do Conselho do ALMA em representação da América do Norte durante 4 anos e foi Presidente do Comité Financeiro do ALMA durante os últimos 2 anos.
Sean obteve o seu Doutoramento em Astrofísica pela Universidade de Calgary, Canadá, em 1993, no seguimento de um grau em Matemática e Física da Universidade de Nottingham, Inglaterra. Tem mais de 20 anos de experiência em gestão de ciência e engenharia na área da rádio astronomia, desde a gestão e representação das contribuições canadienses para infraestruturas internacionais de rádio astronomia e projetos de Investigação e Desenvolvimento, até à liderança de importantes atividades de ciência e engenharia no Observatório Astrofísico do Domínio Rádio. Liderou o design e fabrico do correlador WIDAR para o Karl G. Jansky Very Large Array (JVLA) e atualmente lidera o consórcio internacional que está a conceber o correlador-gerador de feixes para o Square Kilometre Array (SKA).
O Conselho do ALMA agradece a Stuartt Corder, que tem atuado e continuará a atuar como Diretor Interino do ALMA durante o período de transição.
Mais Informações
O Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), uma infraestrutura astronómica internacional, surge no âmbito de uma parceria entre o ESO, a Fundação Nacional para a Ciência dos Estados Unidos (NSF) e os Institutos Nacionais de Ciências da Natureza (NINS) do Japão, em cooperação com a República do Chile. O ALMA é financiado pelo ESO em prol dos seus Estados Membros, pela NSF em cooperação com o Conselho de Investigação Nacional do Canadá (NRC) e do Conselho Nacional Científico da Ilha Formosa (NSC) e pelo NINS em cooperação com a Academia Sinica (AS) da Ilha Formosa e o Instituto de Astronomia e Ciências do Espaço da Coreia (KASI). A construção e operação do ALMA é coordenada pelo ESO, em prol dos seus Estados Membros; pelo Observatório Nacional de Rádio Astronomia dos Estados Unidos (NRAO), que é gerido pela Associação de Universidades, Inc. (AUI), em prol da América do Norte e pelo Observatório Astronómico Nacional do Japão (NAOJ), em prol do Leste Asiático. O Observatório Conjunto ALMA (JAO) fornece uma liderança e gestão unificadas na construção, comissionamento e operação do ALMA.
Links
- Mais informações sobre o ALMA
Contactos
Richard Hook
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Telm: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org
Sobre o anúncio
Id: | ann17044 |