Anúncio

Material gratuito para planetários de cúpula completa

24 de Junho de 2014

Com o novo Supernova do ESO - Planetário e Centro de Visitantes, a abrir em Garching, em vista, o Departamento de educação e Divulgação do ESO começou a produzir material de alta qualidade para ser utilizado em espetáculos de planetário de cúpula completa desta infraestrutura a partir de 2017. Como parte da nossa missão de divulgar a astronomia tão vastamente quanto possível, pomos agora à disposição de outros planetários este material de forma gratuita.

A primeira iniciativa que tomámos relativamente a este aspecto foi a realização da Expedição Ultra HD do ESO, na qual participaram quatro astrofotógrafos de renome internacional, que viajaram pelo Chile capturando o Universo em Ultra HD e em formato para cúpula completa. Gostaríamos de partilhar os resultados da expedição para cúpula completa através destes links dinâmicos, que irão sendo atualizados à medida que mais material se tornar disponível:

Os produtores de planetário poderão ter acesso ao material na sua resolução máxima diretamente através do site do ESO, sendo o material gratuito, se aplicados os devidos créditos. Todo o nosso material é disponibilizado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 e encontra-se online na melhor resolução possível.

Esperamos que estes recursos para cúpula completa ajudem a criar uma impressão duradoura nos visitantes dos planetários, transportando-os até aos locais fascinantes do Chile, onde se situam os nossos observatórios, e onde tentamos trazer o Universo para mais perto de todos.

Pretendemos partilhar mais material para planetário num futuro próximo.