A marcha do progresso

A mais de 100 km de distância da cidade mais próxima, no topo isolado do Cerro Armazones no árido deserto chileno, o local de construção do Extremely Large Telescope (ELT) vibra de atividade, à medida que o telescópio continua na sua dedicada marcha em direção ao progresso.

Estas imagens de drone mostram os novos desenvolvimentos do ELT, incluindo o revestimento isolador usado para cobrir a cúpula e a estrutura branca em forma de rede no centro, agora quase completa, que suportará o espelho primário de 39 metros do ELT. Por volta dos 1:30, podemos ver dois carris em forma de arco, atualmente protegidos por placas de madeira castanha, que entrelaçam a estrutura central. Estes carris permitirão ao telescópio deslocar-se em altitude. As vigas cinzentas colocadas em lados opostos da estrutura central, que podemos ver mais claramente por volta dos 2:15, suportarão as chamadas plataformas Nasmyth — duas áreas do tamanho de campos de ténis onde serão colocados os instrumentos científicos.

Ao vermos esta estrutura extraordinária sobre o fundo montanhoso do deserto chileno, é praticamente impossível não sentirmos admiração — quando estiver terminada, a cúpula terá uns impressionantes 80 metros de altura e albergará o que será o maior telescópio óptico alguma vez construído. Quando abrir o seu olho no final desta década, o ELT irá investigar os cantos mais recôndidos do Universo. Até lá, a marcha continua.

Créditos:

G. Hüdepohl (atacamaphoto.com)/ESO. Music: Jon Kennedy. Acknowledgements: CIMOLAI

Sobre o vídeo

Id:potw2427a
Língua:pt
Data de divulgação:1 de Julho de 2024 às 06:00
Duração:04 m 14 s
Frame rate:25 fps

Sobre o objeto

Nome:Extremely Large Telescope
Tipo:Unspecified : Technology : Observatory : Telescope

Ultra HD (info)


HD


Medium


For Broadcasters