A dança dos guindastes

Uma panela vigiada nunca ferve, mas felizmente isso não se aplica a nós que estamos a observar a construção do Extremely Large Telescope (ELT) do ESO. Esta Fotografia da Semana mostra um timelapse do Cerro Armazones, no deserto chileno do Atacama, durante o ano de 2023, onde vamos vendo a cúpula do ELT a ser montada numa coreografia interessante.

Após terem sido parcialmente construídos no campo base situado nas proximidades, os grandes elementos de aço chegam ao pico preparados para serem cuidadosamente montados na cúpula. A estrutura de aço é o esqueleto onde está a ser aplicado um revestimento isolante protetor. Esta estrutura assenta numa fundação de betão separada da plataforma central onde será colocado o telescópio, de modo a reduzir as vibrações que se propagam pelo solo. A cúpula roda sobre 36 carrinhos, podendo assim o telescópio observar todo o céu.

Uma nova webcam instalada no interior da cúpula mostra o progresso da estrutura azimutal que suportará o telescópio, assim como das duas enormes plataformas que irão conter os instrumentos científicos do ELT.

Neste timelapse, todas as imagens foram obtidas à mesma hora todos os dias; a posição aparente do Sol no céu muda com as estações do ano, à medida que a Terra orbita em torno do Sol. A montagem das imagens desta webcam proporciona-nos uma bela visão do progresso da construção do ELT. Aguardamos ansiosamente as maravilhas do Universo que o seu "olho" de 39 metros irá descobrir.

Links

Créditos:

ESO

Sobre o vídeo

Id:potw2410a
Língua:pt
Data de divulgação:4 de Março de 2024 às 14:00
Duração:12 s
Frame rate:25 fps

Sobre o objeto

Nome:Extremely Large Telescope
Tipo:Unspecified : Technology : Observatory : Telescope

Ultra HD (info)


HD


Medium


For Broadcasters