O Modelo Unificado dos Núcleos Ativos de Galáxias

Este gráfico animado dá-nos uma representação simplificada no Modelo Unificado dos núcleos ativos de galáxias (NAGs), fontes energéticas alimentadas por buracos negros supermassivos que existem no centro de algumas galáxias. 

Os astrónomos têm observado diferentes tipos de NAGs. Alguns, os chamados blazares, são extremamente brilhantes e podem apresentar variações em brilho em escalas de tempo de algumas horas ou dias, enquanto outro tipo, chamados quasares, são também bastante brilhantes mas tendem a ser menos variáveis que os blazares. As galáxias Seyfert, que podem ser do tipo 1 ou 2, são outro tipo de NAGs e encontram-se rodeadas por galáxias hospedeiras que são claramente detectáveis. As galáxias Seyfert 1 e Seyfert 2 têm ambas núcleos brilhantes, embora as Seyfert 2 sejam mais moderadas.   

O Modelo Unificado diz-nos que, apesar destas diferenças, todos os NAGs apresentam a mesma estrutura básica: um buraco negro supermassivo rodeado por um anel de poeira denso. De acordo com este modelo, qualquer diferença na aparência dos NAGs deve-se à orientação com que vemos, a partir da Terra, o buraco negro e o seu anel denso. O tipo de NAG que vemos depende de quanto é que o anel obscurece o buraco negro, do nosso ponto de vista, por vezes tapando-o completamente.

Créditos:

ESO/L. Calçada and M. Kornmesser

Sobre o vídeo

Id:eso2203c
Língua:pt
Data de divulgação:16 de Fevereiro de 2022 às 17:00
Notícias relacionadas:eso2203
Duração:25 s
Frame rate:25 fps

Sobre o objeto

Nome:M 77, Messier 77
Tipo:Local Universe : Galaxy : Activity : AGN

Ultra HD (info)


HD


Medium


For Broadcasters