Viagem até ao par mais próximo de buracos negros supermassivos
Este vídeo leva-nos até à NGC 7727, uma galáxia situada a cerca de 89 milhões de anos-luz de distância da Terra na constelação do Aquário, que alberga o par mais próximo de buracos negros supermassivos descoberto até à data. Trata-se também do par com a menor separação entre os dois buracos negros observada até agora — os objetos encontram-se separados de apenas 1600 anos-luz no céu.
Cada um dos buracos negros situa-se no centro de um dos dois núcleos brilhantes da NGC 7727, visíveis na parte final do vídeo. Os buracos negros encontram-se em rota de colisão, destinados a chocar um com o outro e a fundirem-se num único buraco negro gigante provavelmente nos próximos 250 milhões de anos.
A imagem de perto da região central da NGC 7727 e dos seus dois núcleos foi obtida com o instrumento MUSE montado no Very Large Telescope (VLT) no Observatório do Paranal do ESO, no Chile.
Créditos:ESO/L. Calçada ; N. Risinger (skysurvey.org); Digitized Sky Survey 2; VST ATLAS team; Voggel et al. Music: Azul Cobalto