Nota de Imprensa

Xavier Barcons inicia o seu mandato como Diretor Geral do ESO

1 de Setembro de 2017

A 1 de setembro de 2017, Xavier Barcons iniciou as suas funções como o 8º Diretor Geral do ESO. Barcons começa o seu mandato numa altura muito interessante da história do ESO. A construção do Extremely Large Telescope progride a passos largos, esperando-se a primeira luz para 2024.

Xavier Barcons, o novo Diretor Geral do ESO, tem imensa experiência tanto a nível académico como a nível de organizações internacionais. Nos últimos 10 anos, desempenhou vários cargos no ESO, incluindo o de Presidente do Conselho do ESO durante o período de 2012 a 2014. Contribuiu de forma significativa para vários projetos principais do ESO, como o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) e o Extremely Large Telescope (ELT), tendo este último sido aprovado durante o seu mandato como Presidente do Conselho do ESO.

Durante o seu mandato como Diretor Geral, Xavier Barcons planeia continuar a caminhar em direção ao objetivo derradeiro do ESO, preparando o caminho para novas descobertas científicas feitas pelos astrónomos nos Estados Membros do ESO, confiante de que esta organização se encontra preparada para fazer face aos desafios dos avanços tecnológicos e observacionais do futuro.

A astronomia é uma das ciências mais vivas que existem, com os seus objetivos a modificarem-se diariamente,” disse Barcons. “O ESO é uma organização única no mundo astronómico, estando bem equipado para responder a estas mudanças.

Com o ESO a operar, ou apoiar, de modo bem sucedido dezenas de telescópios com diversos instrumentos cada um, o novo Diretor Geral planeia continuar a apoiar La Silla, o Paranal, o APEX e o ALMA, enquanto avança com o ELT.

Quero agradecer a Tim de Zeeuw e a todo o pessoal do ESO por terem ajudado a colocar o ESO na posição muito forte que hoje ocupa como o observatório terrestre mais produtivo do mundo,” disse Xavier Barcons. “Sinto-me honrado por assumir este cargo e tenho consciência que se trata de um passo muito importante na minha vida. Aguardo com expectativa a tomada de responsabilidade como Diretor Geral e a resposta aos desafios que se me apresentarem.

Barcons continua: ”Iremos concentrarmo-nos em construir e entregar o ELT, o qual será o maior telescópio óptico do mundo, e manteremos os observatórios La Silla-Paranal e ALMA operacionais e atuais, os quais são efectivamente os nossos instrumentos de trabalho atuais situados na vanguarda das infraestruturas astronómicas mundiais. Esperamos obter ainda mais observações em múltiplos comprimentos de onda, à medida que continuamos a fazer avançar as fronteiras tecnológicas com os nosso telescópios atuais e futuros aqui no ESO.

O novo Diretor Geral do ESO dá-nos a sua perspectiva sobre o ESO e o seu novo cargo no mais recente ESOcast e escreve sobre a importância do ESO como observatório de comprimentos de onda múltiplos no ESOblog.