Nota de Imprensa
Príncipe herdeiro espanhol visita Observatório do Paranal do ESO
No dia 24 de Novembro de 2011, o Observatório do Paranal do ESO no Chile teve a honra de receber a visita de Suas Altezas Reais o Príncipe e a Princesa das Astúrias
24 de Novembro de 2011
A delegação, que incluiu a Ministra da Ciência e Inovação espanhola, Dr. Cristina Garmendia, o Ministro dos Negócios Estrangeiros chileno, Alfredo Moreno, e a Ministra dos Bens Nacionais chilena, Catalina Parot, começou por assistir a uma série de palestras sobre o ESO na Residencia do Paranal. Esta sessão contou igualmente com a participação de membros da imprensa internacional.
O Diretor Geral do ESO, Prof. Tim de Zeeuw, evidenciou os desafios que constitui construir e operar infraestruturas de investigação astronómica de vanguarda num dos locais mais secos da Terra.
“É com grande prazer que acolho Suas Altezas Reais no Observatório do Paranal”, disse o Prof. Tim de Zeeuw, “a Espanha é um membro do ESO muito estimado. A indústria espanhola tem dado uma enorme contribuição na conceção e construção das infraestruturas do ESO e os astrónomos espanhóis fazem um uso notório destes instrumentos científicos de ponta.”
O delegado espanhol e vice-presidente do Conselho do ESO, Prof. Xavier Barcons, enfatizou o grande envolvimento da comunidade espanhola nas atividades do ESO. A Espanha tem desempenhado um papel significativo nos estudos de conceção do futuro E-ELT e tem igualmente conseguido grandes contratos na construção de partes do ALMA, o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array.
O astrónomo espanhol e Diretor Adjunto de Operações do ESO, Dr. Fernando Comerón, descreveu algumas das mais importantes descobertas feitas com o Very Large Telescope do ESO (VLT), incluindo a primeira imagem direta de um exoplaneta e a confirmação da existência de um buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea.
Seguiu-se uma visita guiada ao VLT propriamente dito, o instrumento óptico mais avançado do mundo. O Príncipe e a Princesa tiveram igualmente a oportunidade rara de visitar os túneis do interferómetro situados por baixo dos telescópios. Nestes túneis, a radiação captada pelos telescópios que compõem o VLT é combinada, o que permite aos astrónomos obter detalhes 17 vezes mais pormenorizados do que os conseguidos com os telescópios individuais.
Os ilustres visitantes viram também a sala de controlo do VLT, onde lhes foi explicada a operação dos telescópios por astrónomos espanhóis.
A visita do Príncipe e a Princesa das Astúrias teve igualmente como anfitriões o Representante do ESO no Chile, Prof. Massimo Tarenghi, e o diretor do observatório, Dr. Andreas Kaufer.
A Espanha tornou-se membro do ESO em 2006 e existem atualmente 32 funcionários espanhóis a trabalhar na organização.
Informações adicionais
O ESO, o Observatório Europeu do Sul, é a mais importante organização europeia intergovernamental para a investigação em astronomia e é o observatório astronómico mais produtivo do mundo. O ESO é financiado por 15 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e funcionamento de observatórios astronómicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrónomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação na investigação astronómica. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta, no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera o Very Large Telescope, o observatório astronómico óptico mais avançado do mundo e dois telescópios de rastreio. O VISTA, o maior telescópio de rastreio do mundo que trabalha no infravermelho e o VLT Survey Telescope, o maior telescópio concebido exclusivamente para mapear os céus no visível. O ESO é o parceiro europeu do revolucionário telescópio ALMA, o maior projeto astronómico que existe atualmente. O ESO encontra-se a planear o European Extremely Large Telescope, E-ELT, um telescópio da classe dos 40 metros que observará na banda do visível e próximo infravermelho. O E-ELT será “o maior olho no céu do mundo”.
Links
Contactos
Massimo Tarenghi
ESO Representative in Chile
Santiago, Chile
Tel: +56 2 463 3143
Email: mtarengh@eso.org
Gonzalo Argandoña
ESO education and Public Outreach Department
Santiago, Chile
Tel: +56 2 463 3258
Telm: +56 9 9 829 4202
Email: gargando@eso.org
Douglas Pierce-Price
ESO education and Public Outreach Department
Garching bei München, Germany
Tel: +49 89 3200 6759
Email: dpiercep@eso.org
Margarida Serote (Contacto de imprensa em Portugal)
Rede de Divulgação Científica do ESO
e Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço,
Tel: +351 964951692
Email: eson-portugal@eso.org
Sobre a Nota de Imprensa
Nº da Notícia: | eso1146pt |
Nome: | Auxiliary Telescopes, Paranal, Site visit, Very Large Telescope |
Tipo: | Unspecified : People : Other/General |
Facility: | Very Large Telescope |