By continuing to use this website, you are giving consent to our use of cookies.
For more information on how ESO uses data and how you can disable cookies, please view our privacy policy.

Uma torre para os espelhos do ELT

Nesta Fotografia da Semana vemos a torre central do Extremely Large Telescope's (ELT) do ESO destacada contra o céu azul do Chile. Com uma altura equivalente a um edifício de três andares, a torre é bastante impressionante por si só, no entanto constitui apenas uma pequena parte da superestrutura que será o ELT.

Esta estrutura suportará três dos cinco espelhos do ELT, todos com formas e tamanhos diferentes: o M3, que será colocado na base da torre, o M4, no topo, e o M5, que ocupará o centro. Juntos, estes espelhos guiarão a radiação capturada pelo telescópio até aos seus instrumentos, os quais obterão as imagens e os dados. Neste vídeo, podemos ver como é que a luz viaja através do telescópio.

M4, que será colocado no topo da torre, será o maior espelho de óptica adaptativa alguma vez construído. A sua superfície pode deformar-se até 1000 vezes por segundo, para corrigir a turbulência atmosférica e a possível vibração causada pela estrutura rotativa do telescópio ou por ventos fortes, o que é crucial para obter imagens extremamente nítidas.

M5, que ficará no centro da torre, redireccionará a luz para os instrumentos científicos situados na parte lateral do telescópio. Este espelho basculante pode mover-se até 10 vezes por segundo, o que ajudará a estabilizar as imagens obtidas.

Uma vez que será fixada no centro da célula do espelho primário do ELT, a torre com os três espelhos tem de ser suficientemente leve para não deformar a estrutura do espelho, no entanto, tem de ser, ao mesmo tempo, suficientemente rígida para garantir que a torre não se dobre praticamente nada sob o seu próprio peso quando o telescópio estiver inclinado. Adicionalmente, todo este mecanismo tem que funcionar com vento a passar através da torre para evitar a formação de bolsas de ar que poderiam, de outro modo, distorcer as imagens. Um equilíbrio delicado e uma verdadeira proeza de engenharia!

Links:

Créditos:

ESO/F. Carrasco (CHEPOX)

Sobre a imagem

Id:potw2448a
Língua:pt
Tipo:Fotográfico
Data de divulgação:25 de Novembro de 2024 às 06:00
Tamanho:5000 x 7500 px

Sobre o objeto

Nome:Extremely Large Telescope
Tipo:Unspecified : Technology : Observatory

Formatos de imagens

JPEG grande
6,6 MB

Zoom


Papéis de parede

1024x768
245,3 KB
1280x1024
342,5 KB
1600x1200
449,5 KB
1920x1200
506,8 KB
2048x1536
649,1 KB