A Via Láctea por cima do local do ELT

Esta imagem mostra o céu noturno por cima do local de construção do Extremely Large Telescope do ESO. Podemos ver claramente por cima deste local um belo conjunto de estrelas e a banda difusa da Via Láctea. De maneira a podermos ver a Via Láctea tão distintamente, temos que estar num lugar com pouca poluição luminosa, tal como o Cerro Armazones no Chile, numa altura em que haja pouco ou nenhum luar. 

Quando começar a observar, o ELT será o “maior olho do mundo virado para o céu”. Com um espelho primário de 39 metros, o ELT observará os céus no óptico e no infravermelho próximo em busca de novos exoplanetas, especificamente planetas do tipo terrestre em órbita de outras estrelas. O ELT será também capaz de efectuar um tipo de “arqueologia estelar,” respondendo a questões fundamentais sobre como é que se formam e evoluem planetas, estrelas primordiais, galáxias primordiais e buracos negros. 

Talvez o objetivo mais excitante do ELT seja a possibilidade de executar medições diretas da aceleração da expansão do Universo. Os astrofísicos sabem desde há décadas que o Universo se encontra em expansão, o que significa que as distâncias entre as galáxias estão a aumentar. Pensa-se agora que esta expansão está a acelerar e medir diretamente esta aceleração fará aumentar enormemente a nossa compreensão sobre o Universo.

Esta imagem foi criada no âmbito do programa Jóias Cósmicas do ESO, uma iniciativa que visa obter imagens de objetos interessantes, intrigantes ou visualmente atrativos, utilizando os telescópios do ESO, para efeitos de educação e divulgação científica. O programa utiliza tempo de telescópio que não pode ser usado em observações científicas. Todos os dados obtidos podem ter igualmente interesse científico e são por isso postos à disposição dos astrónomos através do arquivo científico do ESO.

Créditos:

ESO/P. Horálek

Sobre a imagem

Id:potw2011a
Língua:pt
Tipo:Fotográfico
Data de divulgação:16 de Março de 2020 às 06:00
Tamanho:18669 x 10019 px

Sobre o objeto

Nome:Extremely Large Telescope
Tipo:Unspecified : Technology : Observatory

Formatos de imagens

JPEG grande
44,1 MB

Zoom


Papéis de parede

1024x768
277,5 KB
1280x1024
456,6 KB
1600x1200
656,9 KB
1920x1200
766,3 KB
2048x1536
1,0 MB