ALMA localiza de forma precisa galáxias primordiais

Uma equipa de astrónomos utilizou o ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) para determinar a localização de mais de 100 galáxias com formação estelar intensa no Universo primordial.

O melhor mapa que existia até agora destas galáxias distantes e poeirentas tinha sido feito com o auxílio do telescópio Atacama Pathfinder Experiment (APEX), no entanto as observações não tinham nitidez suficiente para permitir identificar de forma clara estas galáxias em imagens obtidas a outros comprimentos de onda. O ALMA precisou de apenas dois minutos por galáxia para localizar cada uma delas numa região pequeníssima, 200 vezes menor que as enormes manchas desfocadas observadas pelo APEX, e com três vezes mais sensibilidade.

Esta imagem mostra 6 destas galáxias observadas pelo ALMA (a vermelho). As grandes circunferências vermelhas indicam as regiões onde as galáxias foram detectadas pelo APEX. Este telescópio não observou com nitidez suficiente para permitir identificar a galáxia correspondente, já que muitos objetos candidatos aparecem em cada circunferência. As observações ALMA, nos comprimentos de onda do submilímetro, encontram-se sobrepostas à imagem infravermelha da região, obtida pela câmara IRAC a bordo do Telescópio Espacial Spitzer.

Créditos:

ALMA (ESO/NAOJ/NRAO), APEX (MPIfR/ESO/OSO), J. Hodge et al., A. Weiss et al., NASA Spitzer Science Center

Sobre a imagem

Id:eso1318b
Língua:pt
Tipo:Montagem
Data de divulgação:17 de Abril de 2013 às 12:00
Notícias relacionadas:eso1318
Tamanho:1660 x 1133 px

Sobre o objeto

Nome:Chandra Deep Field South, Galaxies
Tipo:Early Universe : Galaxy

Formatos de imagens

JPEG grande
345,9 KB

Cores e filtros

BandaTelescópio
Infravermelho Spitzer Space Telescope
IRAC (Spitzer)
MilímetroAtacama Large Millimeter/submillimeter Array