Comparação lado a lado das observações ALMA e da impressão artística do disco e das correntes de gás em torno da HD 142527

Esquerda: Observações obtidas com o telescópio Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) do disco de gás e poeira cósmica situado em torno da estrela jovem HD 142527, mostram enormes correntes de gás a fluir através do espaço vazio que separa as duas partes do disco. São as primeiras observações diretas de tais correntes, que se pensa serem criadas por planetas gigantes a engolir gás à medida que crescem, e que se encontram numa fase crucial da formação de planetas gigantes.

A poeira no disco exterior está a vermelho. O gás denso nas correntes a fluir através do espaço vazio que separa as duas partes do disco, assim como no disco exterior, estão a verde. O gás difuso situado no espaço central está a azul. Os filamentos de gás podem ser vistos nas posições correspondentes às três horas e às dez horas, fluindo do disco exterior em direção ao centro. O gás denso observado é HCO+ e o gás difuso é CO. O disco exterior tem uma dimensão de aproximadamente dois dias-luz. Se este fosse o nosso Sistema Solar, a sonda Voyager 1 - o objeto construído pelo Homem que se encontra a maior distância da Terra - estaria aproximadamente na fronteira interior do disco exterior.

Direita: Impressão artística do disco e das correntes de gás, para ilustração. 

Créditos:

ALMA (ESO/NAOJ/NRAO)/M. Kornmesser (ESO), S. Casassus et al.

Sobre a imagem

Id:eso1301c
Língua:pt
Tipo:Montagem
Data de divulgação:2 de Janeiro de 2013 às 19:00
Notícias relacionadas:eso1301
Tamanho:5431 x 2700 px

Sobre o objeto

Tipo:Milky Way : Star : Circumstellar Material : Disk : Protoplanetary

Formatos de imagens

JPEG grande
3,1 MB

Cores e filtros

BandaComprimento de ondaTelescópio
Milímetro
ALMA Band 7 CO 3-2
866 μmAtacama Large Millimeter/submillimeter Array
Milímetro
ALMA Band 7 HCO+ 4-3
840 μmAtacama Large Millimeter/submillimeter Array
Milímetro
ALMA Band 7 continuum
870 μmAtacama Large Millimeter/submillimeter Array