By continuing to use this website, you are giving consent to our use of cookies.
For more information on how ESO uses data and how you can disable cookies, please view our privacy policy.

Saturno - senhor dos anéis

O planeta gigante Saturno, observado com o instrumento de óptica adaptativa do VLT NAOS-CONICA a 8 de dezembro de 2001; a distância era de 1209 milhões de km. A imagem mostra uma composição de exposições em duas bandas de comprimentos de onda próximas do infravermelho (H e K), observando-se bem a intrincada estrutura em faixas da atmosfera planetária e dos anéis. Observe também a mancha escura no pólo sul na parte inferior da imagem. Uma das luas, Tethys, é visível como um pequeno ponto de luz por baixo do planeta e foi usada para guiar o telescópio e realizar o "refocamento" óptico adaptativo nesta observação. Para mais detalhes, queira por favor consultar a nota de imprensa companheira (eso0204).

Esta imagem de Saturno, o segundo maior planeta do Sistema Solar, foi obtida numa altura em que Saturno estava perto do solstício de verão no hemisfério sul. Nesse momento, a inclinação dos anéis era a maior possível, dando-nos a melhor visão possível do pólo sul do planeta. Esta área estava no lado noturno de Saturno em 1982 e, portanto, não pôde ser fotografada durante a passagem da sonda Voyager pelo planeta. A mancha escura próxima ao pólo sul é uma estrutura notável que mede aproximadamente 300 km de diâmetro. O ponto brilhante próximo do equador é o resto de uma tempestade gigante a decorrer na extensa atmosfera de Saturno e que já dura há mais de 5 anos.

Esta fotografia mostra-nos o que é possivelmente a visão mais nítida do sistema de anéis de Saturno alguma vez obtida por um observatório terrestre. Muitas estruturas são visíveis, sendo as mais visíveis as secções do anel principal, a região C interna (aqui relativamente escura), a região B do meio (aqui relativamente brilhante) e a região A externa, e também as "divisões" escuras bem marcadas, incluindo a conhecida e ampla divisão de Cassini entre as regiões A e B, bem como a divisão de Encke próxima da borda externa da região A e a divisão de Colombo na região C. Além disso, podemos ver muitos anéis estreitos nesta imagem de alta resolução, em particular dentro da região C.

Créditos:

ESO

Sobre a imagem

Id:eso0204a
Língua:pt
Tipo:Planetário
Data de divulgação:31 de Janeiro de 2002
Notícias relacionadas:eso0204
Tamanho:4961 x 3795 px

Sobre o objeto

Nome:Saturn
Tipo:Solar System : Planet : Type : Gas Giant

Formatos de imagens

JPEG grande
739,8 KB

Zoom


Papéis de parede

1024x768
79,2 KB
1280x1024
115,8 KB
1600x1200
149,4 KB
1920x1200
183,9 KB
2048x1536
208,3 KB

Cores e filtros

BandaTelescópio
Infravermelho
H
Very Large Telescope
NACO
Infravermelho
K
Very Large Telescope
NACO