Anúncio

Instrumento MORFEO do ELT passa revisão preliminar de design

6 de Março de 2023

O MORFEO, um instrumento para o Extremely Large Telescope (ELT) do ESO, passou recentemente a sua revisão preliminar de design. O sistema de óptica adaptativa do MORFEO usará sensores especiais para medir os efeitos de desfocagem nas imagens devidos à atmosfera da Terra, corrigindo-os com espelhos deformáveis, o que permitirá aos astrónomos obterem uma visão sem precedentes do Universo, através de observações detalhadas de galáxias distantes e estrelas situadas no centro da Via Láctea.

Os telescópios colocados no solo, como o Extremely Large Telescope do ESO, só podem atingir o seu potencial completo com sistemas de óptica adaptativa que corrijam os efeitos de turbulência da atmosfera terrestre, os quais fazem as estrelas cintilar, desfocando a nossa visão do cosmos. Para além de sistemas sofisticados, incluindo um grande espelho deformável, que corrige as distorções atmosféricas quando a luz se propaga pelo ELT, o telescópio contará também com o MORFEO (Multiconjugate adaptive Optics Relay For ELT Observations; anteriormente conhecido por MAORY). Este instrumento, que passou agora a sua revisão preliminar de design, acrescentará mais uma correção fazendo com que as imagens obtidas pelo ELT sejam tão nítidas como se fossem  colectadas a partir do espaço.

O MORFEO trabalhará com a câmara do ELT MICADO (Multi-AO Imaging CamerA for Deep Observations), que necessita de imagens muito estáveis e nítidas para medir com precisão posições, brilhos e movimentos de estrelas, um dos seus objetivos científicos. Voltando a formar a imagem da luz que vem do telecópio e corrigindo mais ainda as distorções, o MORFEO fará com que a MICADO capture imagens perfeitas ao longo do seu grande campo de visão, no infravermelho próximo. Assim, o ELT poderá observar galáxias distantes e estrelas situadas no centro da Via Láctea com um detalhe sem precedentes.

O MORFEO utilizará espelhos deformáveis o e outros sistemas de vanguarda, tais como as estrelas guia laser do ELT, para corrigir a turbulência nas diferentes camadas atmosféricas terrestres. Estes sistemas ajudarão o MORFEO a obter um mapa tridimensional da turbulência atmosférica e a corrigi-la nas imagens obtidas pela MICADO.

O MORFEO será um dos quatro instrumentos do ELT quando este for inicialmente usado para obter imagens astronómicas após a sua construção mais para o final desta década. Quando estiver operacional, o ELT irá investigar as maiores questões astronómicas da nossa época, desde descobrir exoplanetas como a Terra potencialmente habitáveis até estudar as primeiras estrelas e galáxias. O telescópio, e em particular os seus sofisticados sistemas de óptica adaptativa, baseia-se e continua a estória de 60 anos de sucesso do ESO em colaboração internacional em astronomia e partilha de recursos e competências.

Mais informações

O projeto MORFEO é gerido, juntamente com o ESO, por um consórcio internacional constituído por três institutos de investigação: o Instituto Nacional de Astrofísica (INAF), Itália, o Instituto de Ciências Planetárias e Astrofísica de Grenoble (IPAG), França, e a Universidade de Galway, Irlanda.