Anúncio
Assinado contrato para a estrutura do espelho M5 do ELT
2 de Dezembro de 2019
O ESO assinou um contrato com a SENER Aerospacial para o design e produção da célula de suporte do espelho M5 do Extremely Large Telescope (ELT). A SENER Aeroespacial trabalhará no design, construção e verificação da célula do espelho M5, assim como no seu sistema de controlo e equipamentos auxiliares. Este mecanismo complexo terá de ter desempenhos críticos em termos de precisão de modo a garantir a estabilidade do espelho plano elíptico M5.
O contrato foi assinado a 29 de Novembro de 2019 na Sede do ESO em Garching bei München, na Alemanha, pelo Diretor Geral do ESO, Xavier Barcons, e pelo Diretor Geral da SENER Aeroespacial, José Julián Echevarría. Assistiram igualmente à cerimónia a Vice-Cônsul da Espanha em Munique, María Gonzalo Villanueva, representantes do Centro Espanhol de Desenvolvimento de Tecnologia Industrial e do Ministério Espanhol de Ciência, Inovação e Universidades, assim como membros do pessoal do ESO e da SENER Aeroespacial.
Com um espelho primário de 39 metros de diâmetro, o ELT terá um total de cinco espelhos, dois dos quais — M4 e M5 — serão parte integrante do sistema de óptica adaptativa do telescópio. A sua sinergia única permitirá ao ELT obter imagens nítidas de qualidade extremamente elevada. Apesar do M5 ser o espelho mais pequeno do telescópio (2,7 x 2,2 metros), será no entanto o maior espelho inclinável estabilizado do mundo. A célula M5 inclui um sistema rápido de inclinação para estabilização das imagens, cuja função será compensar as perturbações causadas pelos mecanismos do telescópio, vibrações devidas ao vento e turbulência atmosférica.
O ELT, o qual teve em 2014 a aprovação do Conselho do ESO para construção, está atualmente a ser construído no topo do Cerro Armazones, no deserto chileno do Atacama. O telescópio ficará situado perto do Observatório do Paranal do ESO, onde se encontra atualmente instalado ao telescópio emblemático do ESO, o Very Large Telescope (VLT). A primeira luz do ELT está prevista para 2025. Uma vez construído, este telescópio será o maior olho da humanidade virado para o céu.
Links
Contactos
Jean-François Pirard
ESO M5 Cell Project Manager
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6802
Email: jpirard@eso.org
Mariya Lyubenova
ESO Head of Media Relations
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6188
Email: mlyubeno@eso.org
Sobre o anúncio
Id: | ann19060 |