Anúncio

Prémio Olivier Chesneau 2019

22 de Outubro de 2018

Em maio de 2014, Olivier Chesneau, um dos membros da comunidade de interferometria óptica mais ativos e produtivos, faleceu com a idade de 41 anos. Em honra do seu trabalho neste campo, o seu instituto de acolhimento, o Laboratoire J.-L. Lagrange do Observatoire de la Côte d’Azur em França, e o ESO, decidiram instituir um prémio em sua memória. Desde 2015, o prémio é atribuído a cada dois anos à melhor tese de doutoramento concluída na área da astronomia óptica de alta resolução angular.

O prémio será atribuído por um comité constituído pelo Diretor do Observatoire de la Côte d’Azur, o Diretor do Laboratoire J.-L. Lagrange, o Diretor do programa de astronomia de alta resolução Action Spécifique sur la Haute Résolution Angulaire e o Diretor de Ciência do ESO.

Os resultados serão anunciados em março de 2019 e a cerimónia de entrega do prémio será realizada em Nice, França, em maio de 2019, durante a semana francesa de astrofísica. O vencedor receberá um prémio monetário no valor de 1000 euros. O ESO anunciará publicamente o vencedor do prémio de modo a aumentar a visibilidade do trabalho realizado e convidá-lo-á também a apresentar os seus resultados na Sede do ESO em Garching, na Alemanha.

Olivier Chesneau liderou projetos científicos pioneiros em interferometria de base longa no visível e infravermelho. Usou o Interferómetro do Very Large Telescope do ESO para estudar formação de discos em torno de diversos objetos astronómicos. Os seus resultados principais incluem a primeira deteção de discos em nebulosas planetárias e a descoberta da maior estrela hipergigante amarela na Via Láctea. Olivier encontrava-se também bastante envolvido na divulgação da astronomia a diversos níveis e partilhava a sua paixão e conhecimento ensinando e supervisionando muitos estudantes e investigadores em pós-doutoramento.

As nomeações para o prémio serão aceites até 15 de janeiro de 2019 no website do Prémio Chesneau, onde se encontra igualmente disponível o regulamento do prémio.

Links

Contactos

Para mais informações sobre o prémio, queira por favor utilizar o email: chesneauprize@oca.eu

Calum Turner
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6676
Email: pio@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann18076

Imagens

Logótipo do Prémio Olivier Chesneau
Logótipo do Prémio Olivier Chesneau