Anúncio
O Supernova do ESO oferece experiências educativas inolvidáveis
Extensa programação educativa disponível no novo Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO
11 de Maio de 2018
O novo Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO oferece experiências educativas inolvidáveis a estudantes de todas as idades. Workshops, visitas guiadas e dois novos espetáculos de planetário aproveitam a incrível capacidade do céu noturno para inspirar interesse e fascínio pela ciência junto de público jovem. Todas as atividades educativas encontram-se disponíveis de forma gratuita.
Aberto ao público desde 28 de Abril de 2018, o Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO oferece uma larga gama de espetáculos, workshops e eventos. O programa educativo do Supernova do ESO foi concebido para se adaptar a estudantes com idades compreendidas entre os 4 e os 18 anos, e inclui uma variedade de workshops interativos e visitas guiadas, assim como acesso à nossa exposição de astronomia de vanguarda. Além disso, dois espetáculos de planetário narrados por um apresentador — The Skies Above Us (O Céu por Cima de Nós) e A Tour of the Solar System (Uma Visita Guiada pelo Sistema Solar) — juntaram-se recentemente ao programa educativo disponível no Supernova do ESO.
O Céu por Cima de Nós é um espetáculo de planetário interativo que foi especialmente concebido para os níveis pré-escolar e início do 1º ciclo do ensino básico (idades: 4 a 7 anos) Este espetáculo ajuda as crianças a perceber o ciclo do dia e da noite da Terra, a desenvolver o sentido de tempo e de espaço e a apreciar o lugar da Terra no Sistema Solar. O espetáculo captura o maravilhamento do céu noturno, conta as histórias das constelações e investiga a relação entre a Terra, a Lua e o Sol, do ponto de vista do espaço, oferecendo à jovem audiência a sua primeira percepção do sistema Terra-Lua-Sol.
Uma Visita Guiada pelo Sistema Solar é um espetáculo mágico que combina a exploração do céu noturno com uma viagem interativa pelo Sistema Solar. Este espetáculo foi concebido para alunos do 1º e 2º ciclos de escolaridade (idades: 8 a 11 anos) e dá à audiência uma ideia sobre a localização da sua casa relativamente ao resto da Terra, e a posição da Terra relativamente ao resto do Sistema Solar. Começa por explicar porque é que os telescópios do ESO se situam no inóspito deserto chileno, antes de investigar as formas, histórias e lendas das constelações e levar os espetadores a explorar o resto do Sistema Solar, partindo do planeta Terra. A audiência descobre o que é que torna cada planeta tão único e como é que cada um se compara com a Terra.
Para além destes espetáculos de planetário, criámos ainda seis workshops interativos diferentes, preparados para alunos de várias idades. Cada workshop está ligado aos currículos escolares e dá aos estudantes uma experiência divertida e interativa da vida como astrónomo. Temos também ao dispôr dos visitantes visitas guiadas por cientistas e engenheiros do ESO, que falam de astronomia e do importante papel do ESO nesta área do conhecimento. A interação com cientistas do ESO dá aos alunos a oportunidade de fazer perguntas e desenvolver uma melhor compreensão das carreiras científicas.
Os estudantes podem também explorar a exposição de 2200 m2, que apresenta muitos conceitos astronómicos fundamentais e cobre uma grande variedade de conteúdos curriculares. Os visitantes podem explorar, tocar e usar artefactos astronómicos reais, assim com realizar experiências para terem uma ideia do que significa ser astrónomo e descobrir os mistérios do Universo.
O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO pretende fazer com que a astronomia esteja disponível a todos. Os nossos materiais educativos estarão disponíveis online de forma gratuita e haverá por ano várias sessões para professores em colaboração com parceiros como a Haus der Astronomie. Estas sessões cobrem uma variedade de tópicos e farão a ponte entre os professores e os cientistas e engenheiros.
Pode consultar todo o nosso conteúdo educativo neste link e subscrever o nosso boletim de educação aqui. As primeiras exibições dos espetáculos Uma Visita Guiada pelo Sistema Solar e O Céu por Cima de Nós decorreram a 2 de Maio e os espetáculos são agora exibidos regularmente. Para reservar lugares e saber mais sobre estes espetáculos consulte este link. Os bilhetes devem ser reservados com antecedência, podendo depois ser imprimidos no Supernova do ESO à chegada ao centro.
Mais Informação
O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO
O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO é um centro de astronomia de vanguarda para o público e uma infraestrutura educativa, situado no mesmo local que a Sede do ESO em Garching bei München. O centro comporta o maior planetário inclinado da Alemanha, Áustria e Suíça, para além de uma exposição interactiva, partilhando com os seus visitantes o fascinante mundo da astronomia e do ESO, no intuito de inspirar gerações futuras a apreciar e a compreender o Universo que nos rodeia. Todo o conteúdo encontra-se disponível em inglês e alemão e a entrada é gratuita, embora sujeita a marcação prévia. Para mais informações consulte o link: supernova.eso.org
O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO surge de uma colaboração entre o Observatório Europeu do Sul (ESO) e o Instituto de Estudos Teóricos de Heidelberg (HITS). O edifício foi doado pela Klaus Tschira Stiftung (KTS), uma fundação alemã e o ESO encarrega-se de gerir e operar a infraestrutura.
O Supernova do ESO é apoiado financeiramente pelas companhias Evans & Sutherland e Energie-Wende-Garching.
KTS
A Klaus Tschira Stiftung (KTS) foi fundada em 1995 pelo físico e co-fundador Klaus Tschira (1940 - 2015) e trata-se de uma das maiores fundações europeias financiadas a título privado sem fins lucrativos. A Fundação promove o avanço das ciências naturais, matemática e ciência de computadores, pretendendo aumentar o gosto por estas áreas. O empenhamento da Fundação começa no jardim de infância e estende-se pelas escolas, universidades e centros de investigação. A Fundação apadrinha novos métodos de transferência de conhecimento científico e apoia tanto o desenvolvimento como a apresentação cuidada de descobertas científicas.
HITS
O Instituto Heidelberg de Estudos Teóricos (HITS gGmbH) foi estabelecido em 2010 pelo físico e co-fundador Klaus Tschira (1940 - 2015) e a sua fundação, a Klaus Tschira Stiftung, como uma instituição privada sem fins lucrativos. O HITS leva a cabo investigação de base no âmbito das ciências naturais, matemática e ciência de computadores, com especial enfoque no processamento, estruturação e análise de grandes quantidades de dados. As áreas de investigação vão desde a biologia molecular à astrofísica. Os accionistas do HITS juntam-se na HITS Siftung, uma subsidiária da Fundação Klaus Tschira, da Universidade de Heidelberg e do Instituto de Tecnologia Karlsruhe (KIT). O HITS coopera igualmente com outras universidades e institutos de investigação e com parceiros industriais. O financiamento base do HITS vem da HITS Stiftung com fundos recebidos da Fundação Klaus Tschira. As principais agências de financiamento externo são o Ministério Federal de Educação e Investigação (BMBF), a Fundação Alemã de Investigação (DFG) e a União Europeia.
ESO
O ESO é a mais importante organização europeia intergovernamental para a investigação em astronomia e é de longe o observatório astronómico mais produtivo do mundo. O ESO tem 15 Estados Membros: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça, para além do país de acolhimento, o Chile, e a Austrália, um parceiro estratégico. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e operação de observatórios astronómicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrónomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação na investigação astronómica. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera o Very Large Telescope e o Interferómetro do Very Large Telescope, o observatório astronómico óptico mais avançado do mundo, para além de dois telescópios de rastreio: o VISTA, que trabalha no infravermelho, e o VLT Survey Telescope, concebido exclusivamente para mapear os céus no visível. O ESO é também um parceiro principal em duas infraestruturas situadas no Chajnantor, o APEX e o ALMA, o maior projeto astronómico que existe atualmente. E no Cerro Armazones, próximo do Paranal, o ESO está a construir o Extremely Large Telescope (ELT) de 39 metros, que será “o maior olho do mundo virado para o céu”.
Links
- Programação educativa do Supernova do ESO
- O Céu por Cima de Nós
- Uma Visita Guiada pelo Sistema Solar
- Programação do Supernova do ESO
- Espetáculos de planetário do Supernova do ESO
- Website do Supernova do ESO
- Folha de factos do Supernova do ESO (PDF)
- Apoie o Supernova do ESO
Contactos
Tania Johnston
ESO Supernova Coordinator
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 320 061 30
Email: tjohnsto@eso.org
Wolfgang Vieser
ESO Education Coordinator
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6183
Email: education@eso.org
Sobre o anúncio
Id: | ann18032 |