Anúncio
Começaram os trabalhos de construção das fundações do ELT no Cerro Armazones
7 de Maio de 2018
Começaram, no Cerro Armazones, os trabalhos de escavação para as fundações da cúpula e estrutura do telescópio do Extremely Large Telescope do ESO (ELT) — a uma altitude de mais de 3000 metros, no deserto chileno do Atacama. O trabalho está a ser levado a cabo pelo Consórcio ACe, constituído pelas empresas Astaldi e Cimolai. Estas imagens, que marcam o evento, foram obtidas por um drone que voou por cima do Cerro Armazones, operado pelo Embaixador Fotográfico do ESO Gerhard Hüdepohl.
Este novo telescópio revolucionário terá um espelho primário de 39 metros e será o maior telescópio do mundo a operar no óptico e no infravermelho próximo: “o maior olho do mundo virado para o céu”. Espera-se que a construção esteja terminada em 2024, altura prevista para a primeira luz do telescópio.
Trabalhar a altitude tão elevada não é fácil, mais as recompensas são imensas; o local é alto, seco e afastado de qualquer poluição luminosa, fornecendo assim excelentes condições de observação (seeing) e permitindo aos astrónomos investigar os mistérios do cosmos como nunca foi possível até à data.
A estrutura principal do telescópio é já claramente visível e, quando estiver completa, uma cúpula de 80 metros de altura cobrirá este local. O fosso circular de 55 metros de diâmetro que se vê ao centro trata-se da fundação para as estruturas que suportarão o colossal espelho primário de 39 metros, o qual dá ao ELT o seu nome. A fotografia mostra também claramente quão grande será o telescópio; os vários veículos de construção que se vêem na imagem parecem minúsculos quando comparados com o tamanho imponente das fundações do ELT e as pessoas que se encontram no local são praticamente invisíveis.
O Cerro Armazones situa-se a apenas 22 km de distância do atual observatório emblemático do ESO, o Very Large Telescope (VLT) — suficientemente perto para que se possa ver um a partir do outro. Uma viagem de carro entre os dois demora aproximadamente 30 minutos. Desde modo, o ELT ficará próximo dos edifícios e infraestruturas de apoio usadas atualmente para o VLT. Na realidade, o Cerro Armazones foi quase escolhido para ser o local de acolhimento do VLT, no entanto o Cerro Paranal acabou finalmente por ser o escolhido. A construção do ELT encontra-se bem encaminhada e rapidamente teremos também um telescópio sobre o Cerro Armazones.
Contactos
Richard Hook
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Telm: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org
Sobre o anúncio
Id: | ann18031 |