Anúncio

Programa da Grande Noite da Ciência 2015

22 de Junho de 2015

Gostaríamos de relembrar que o ESO abrirá as suas portas ao público no sábado 27 de junho de 2015, entre as 18:00 e as 24:00 (hora local). O evento realizar-se-á na Sede do ESO em Garching, perto de Munique, na Alemanha.

O Dia Aberto deste ano insere-se nas comemorações da Grande Noite da Ciência (Lange Nacht der Wissenschaften) que ocorre em todo o campus de Garching e também noutras instituições locais.

Os visitantes terão a oportunidade de conhecer o mundo do ESO, participando em muitas atividades diferentes. A lista de atividades planeadas encontra-se mais abaixo.

Se necessitar de ajuda durante o Dia Aberto, encontra os membros do nosso pessoal disponíveis, com crachás identificadores e, como o ESO é uma organização internacional, falando várias línguas.

Os representantes dos meios de comunicação social que desejarem participar no evento devem confirmar a sua presença através do email osandu@partner.eso.org.

Lista das atividades propostas aos visitantes

Área 1: Benvindo ao ESO

Obtenha material gratuito do ESO, um programa do evento, um mapa do edifício e ajuda para onde se deslocar. As crianças têm à sua disposição passaportes para coleccionarem carimbos e terem a oportunidade de ganhar pequenos presentes, se juntarem carimbos de todas as nossas atividades. Os presentes podem ser levantados à saída, na área 15. Adicionalmente, as crianças podem também levantar um álbum para autocolantes.

Área 2:  Exposições do ESO e do ALMA com maquetes — Pergunte a um astrónomo

Embarque numa viagem imersiva aos locais e instrumentos de vanguarda do ESO, assim como aos seus arredores deslumbrantes. Aprenda mais sobre os telescópios do ESO e sobre a ciência que aí se faz. Se tiver dúvidas, procure os membros do nosso pessoal com um crachá “Ask an astronomer”, que estão disponíveis para o ajudar. Zona de carimbos e autocolantes.

Área 3: ESO Chile Chill

Usufrua de momentos relaxantes vendo imagens deslumbrantes dos nossos locais no Chile, ao mesmo tempo que ouve uma banda sonora de arrepiar.

Área 4: Stellarium e uma coleção de fotografias do céu nocturno

Demonstração do software Stellarium e como o utilizar para encontrar o que pretende no céu nocturno. Nesta zona, pode também admirar imagens do céu à noite.

Área 5: Planetário

Sem se preocupar com o tempo ou a hora do dia, poderá ver as estrelas graças à nossa atividade de planetário. Para esta atividade é necessário inscrição. Zona de carimbos e autocolantes.

Área 6: Visitas guiadas ao ESO

Junte-se aos nossos guias numa visita às instalações do ESO e saiba mais sobre a nossa organização e o novo edifício de extensão da Sede. As visitas ocorrem a cada 30 minutos entre as 18:30 e as 23:00. É necessária inscrição à entrada para esta atividade.

Área 7: Ano Internacional da Luz

Exposição LUZ: Para lá dos exemplos das lâmpadas, a incrível variedade da ciência baseada na luz que se encontra atualmente a ser investigada.

Área 8: Componentes de protótipos do European Extremely Large Telescope (E-ELT) e instrumentação astronómica

O ESO constrói alguns dos maiores telescópios do mundo. Visite o nosso novo laboratório de integração e aprenda mais sobre instrumentos, sobre testes aos componentes protótipos do E-ELT e sobre experiências ópticas feitas para optimizar o desempenho dos telescópios. Pode também ficar a saber como é que o ESO envia raios laser para o céu para simular estrelas. Tenha em especial atenção que a sala de montagem é um meio limpo e por isso para aí aceder é necessário usar plásticos de protecção especial para os sapatos, que podem ser pedidos à entrada da sala.

Área 9: A importância de um céu escuro para a astronomia

Avance pelo corredor e observe os efeitos indesejáveis da poluição luminosa.

Área 10: Loja do ESO

Se procura souvenirs ou presentes, este é o local ideal. Os nossos produtos incluem livros, roupa, postais e autocolantes.

Área 11: Ligação em direto ao Paranal e ao ALMA no Chile, palestras, um podcast e screening de documentários

Área 12: Cafetaria

Temos à disposição dos nossos visitantes bebidas gratuitas. Por uma pequena doação ao nosso Grupo de Caridade, pode também apreciar um buffet internacional composto por comida tradicional de todo o mundo, confeccionada pelo nosso pessoal.

Área 13: RH@ESO

Descubra oportunidades de emprego no ESO. Zona de carimbos e autocolantes.

Área 14: Fábrica de cometas

Nesta demonstração para fazer cometas, aprenderá mais sobre estes corpos e a sua constituição. Apresentações em alemão às 19:00, 21:00 e 23:00 e em inglês às 20:00 and 22:00.

Área 15: Pinturas faciais

As crianças divertir-se-ão a pintar as caras com diversos motivos astronómicos tais como estrelas, galáxias ou cometas. E se tiverem visitado as outras zonas de carimbos, podem levantar os seus presentes aqui. Zona de carimbos e autocolantes.

Área 16: Especial crianças

Estamos à procura de futuros trabalhadores! — não podes imaginar como a ciência e a tecnologia são criativas, excitantes e variadas! Experimenta: participa numa visita guiada interactiva, com workshops e experiências. Assiste a vídeos e apresentações curtas ou faz simplesmente as tuas perguntas! Zona de carimbos e autocolantes.

Área 17: Fotografia infravermelha

Tire a sua fotografia com uma câmara infravermelha!

Área 18: Observando com um telescópio

Se o céu estiver limpo, astrónomos mostrar-lhe-ão o Sol, através de um filtro especial, e outros objetos astronómicos.

Links

Contactos

Herbert Zodet
ESO, Garching, Germany
Open House Day Coordinator
Telefone: +49 89 3200 6422
E-mail: hzodet@eso.org

Oana Sandu
ESO, Garching, Germany
Community Coordinator
Telefone: +49 89 3200 6965
E-mail: osandu@partner.eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann15046

Imagens

Dia Aberto 2014
Dia Aberto 2014