Anúncio

3º Campo de Astronomia ESO para alunos do secundário

Ganha uma viagem astronómica aos Alpes

25 de Maio de 2015

O ESO e a sua rede de divulgação científica — Science Outreach Network — estão a colaborar com o Sterrenlab, organizador de eventos de comunicação científica, na organização do terceiro Campo de Astronomia ESO subordinado ao tema Sistema Solar e Planetas Extrassolares. O campo terá lugar de 26 de dezembro de 2015 a 1 de janeiro de 2016 no Observatório Astronómico da Região Autónoma do Vale Aosta, situado em Saint-Barthélemy, Nus, Itália. Vários parceiros, incluindo o ESO, irão atribuir bolsas de participação às melhores candidaturas.

O campo explorará o tema do Sistema Solar e exoplanetas através de várias sessões astronómicas, incluindo palestras, actividades práticas e observações nocturnas com telescópios e instrumentos no observatório. Actividades sociais, desportos de inverno e excursões contribuirão para tornar o campo uma experiência memorável para os participantes. O ESO será responsável pelo programa científico do Campo de Astronomia e, juntamente com outros parceiros, encarregar-se-á de arranjar palestrantes e fornecer material didáctico.

Alguns destaques do programa deste ano incluem: palestras sobre as missões planetárias e a descoberta do primeiro exoplaneta; uma atividade para medir a distância a um asteróide e uma viagem a Matterhorn.

A inscrição é de 500 euros e inclui alojamento em pensão completa no hostal de Saint Barthélemy, supervisão por pessoal profissional, todas as actividades astronómicas e de lazer, materiais, excursões, transportes no local e seguro. Será também facultado o transporte de autocarro entre o observatório e o aeroporto de Milan Malpensa. A inscrição não inclui as despesas de viagem entre o local de partida do estudante e Milan Malpensa ou Saint Barthélemy.

O campo receberá um máximo de 56 estudantes de escolas secundárias, com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos (nascidos entre os anos 1997 e 1999), originários dos Países Membros do ESO e também dos países com representação no ESO Science Outreach Network. Será reservado um número limitado de lugares para estudantes de outros países, no entanto estes últimos não serão passíveis de receber bolsas por parte do ESO.

Os estudantes que pretendam candidatar-se devem preencher o formulário disponível na página web do Campo e submeter um vídeo, em inglês e com uma duração máxima de três minutos, sobre o tema “My favourite astronomical object/phenomenon”, até ao dia 4 de outubro de 2015. A seleção dos vencedores das bolsas e dos outros participantes far-se-á a 16 de outubro de 2015 e a confirmação final dos participantes deverá realizar-se até 30 de outubro de 2015. Os critérios de selecção e outras instruções de participação encontram-se disponíveis para consulta na página web do Campo.

A melhor candidatura apresentada por um estudante residente num dos Países Membros do ESO ou num dos países adicionais representados na rede ESON terá direito a uma bolsa oferecida pelo ESO, a qual cobrirá o custo total do campo incluindo transporte. Vários parceiros nacionais atribuirão igualmente bolsas de participação às melhores candidaturas de estudantes residentes no respectivo país. Consulte a página web do Campo para ver a lista destes parceiros regularmente atualizada.

Links

Contactos

Cristina Olivotto
Sterrenlab
Tel: +41 76 4001378
Email: cristina@sterrenlab.com

Oana Sandu
Community Coordinator
ESO education and Public Outreach Department
Tel: +49 89 320 069 65
Email: osandu@partner.eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann15038

Imagens

Campo de Astronomia ESO de 2015
Campo de Astronomia ESO de 2015