Anúncio
Terramoto não causa vítimas nem danos materiais nos Observatórios do ESO
ESO dá a suas condolências e apoio às vítimas
2 de Abril de 2014
Um terramoto de grau 8,2 afectou a zona noroeste do Chile na terça-feira dia 1 de abril de 2014, pelas 20:46 hora local (correspondente às 00:46 de Portugal Continental). O epicentro localizou-se a cerca de 95 quilómetros a noroeste da cidade de Iquique. O terramoto provocou vítimas mortais e danos nas regiões costeiras, tendo várias zonas da costa do Pacífico sido evacuadas em resposta a alertas de tsunami.
O ESO dá as suas condolências sinceras às famílias das vítimas, estendendo a sua solidariedade e apoio a todos os que foram afectados por este sismo.
O epicentro situou-se a cerca de 500 quilómetros tanto do ALMA/APEX como do Paranal. Não se registaram vítimas entre o pessoal do ESO nem danos em nenhuma das infraestruturas dos observatórios. No entanto, o fenómeno está a afectar o pessoal com família e amigos no norte do país. Parte do pessoal que trabalha no Paranal vem das zonas mais afectadas em Iquique e Arica. Segundo sabemos, todas as pessoas que se encontram atualmente nos observatórios em serviço puderam contactar já com a suas famílias na região.
No Paranal o sismo foi registado como muito longo mas de pouca intensidade.
A Expedição Ultra HD do ESO também sentiu o sismo no Observatório ALMA e, como já vem sendo hábito, informará sobre o assunto no seu blog diário.
Links
- Página web de eventos sismológicos do Centro de Estudos Geológicos dos EUA
- Mapa do sismo do Centro de Estudos Geológicos dos EUA
- Mais informação sobre o Terramoto de 2014 no Chile
Contactos
Richard Hook
Public Information Officer, European Southern Observatory
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Email: rhook@eso.org
Valentina Rodríguez
ePOD Coordinator in Chile
Santiago, Chile
Tel: +56 2 4633123
Email: vrodrigu@eso.org
Sobre o anúncio
Id: | ann14026 |