Anúncio
Vão começar os trabalhos de construção do E-ELT
Adjudicado contrato para construir estrada e aplanar o topo do Cerro Armazones
10 de Dezembro de 2013
Numa cerimónia que se realizou nos gabinetes do ESO em Vitacura, Santiago do Chile, a 9 de dezembro de 2013, o Diretor Geral do ESO, Tim de Zeeuw, e representantes da empresa chilena ICAFAL Ingeniería y Construcción S.A., assinaram um contrato para a construção de uma estrada que levará ao topo do Cerro Armazones, o nivelamento do cume da montanha e trabalhos de construção civil adicionais. Estiveram igualmente presentes na cerimónia representantes da equipa de projeto do ESO.
O Cerro Armazones será o local de acolhimento do European Extremely Large Telescope (E-ELT) de 39 metros. O pico de 3000 metros de altitude situa-se a vinte quilómetros do Observatório do Paranal do ESO, no deserto do Atacama, no norte chileno.
Os trabalhos de construção especificados no contrato começarão em março de 2014 e deverão durar cerca de 16 meses. Consistem na construção e manutenção de uma estrada pavimentada, na construção de uma plataforma no topo da montanha e na construção de uma vala de serviço até ao cume. Estes trabalhos de construção civil tornarão possível o acesso ao cume, onde será construído num futuro próximo o telescópio gigante.
O início das operações do telescópio está previsto para o princípio da próxima década, altura em que o E-ELT começará as investigar os maiores desafios astronómicos da nossa época. O E-ELT será o maior telescópio do mundo a operar no visível/infravermelho próximo: “o maior olho do mundo virado para o céu.”
Links
Contactos
Richard Hook
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Telm: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org
Sobre o anúncio
Id: | ann13099 |