Anúncio
MUSE para o Very Large Telescope do ESO
Novo instrumento pronto em Lyon e aprovado para envio para o Paranal
11 de Setembro de 2013
Um novo e poderoso instrumento para o Very Large Telescope do ESO acaba de ficar completo e aprovado para envio para o Chile. O MUSE (Multi Unit Spectroscopic Explorer) é o resultado de dez anos de design e desenvolvimento liderado pelo Centre de Recherche Astrophysique de Lyon, França.
Nos dias 6 e 7 de setembro de 2013, o Observatório de Lyon abriu as suas portas aos media e à comunidade científica para dois dias de apresentações, visitas ao instrumento e debates que permitiram ao público, media e comunidade científica aprender mais sobre a ciência por detrás do projeto. Participaram neste evento a Ministra do Ensino Superior e Investigação francesa, Geneviève Floraso e o Diretor Geral do ESO, Tim de Zeeuw.
Durante as próximas semanas o MUSE será desmontado e enviado para o seu novo lar no Observatório do Paranal, no Chile.
O MUSE é um instrumento composto por 24 espectrógrafos de campo integral que podem ser usados para gravar imagens e espectros em simultâneo de porções significativas do céu. Será capaz de mapear as velocidades e outras propriedades de galáxias ou outros objetos presentes no seu campo de visão. Os objetivos científicos principais do MUSE são observar as épocas primordiais do Universo desde o tempo em que a matéria se juntou para formar as primeiras estrelas e galáxias e estudar os movimentos da matéria e das propriedades químicas de galáxias próximas. O instrumento terá muitas outras aplicações, que vão desde o Sistema Solar até ao Universo distante.
Contactos
Joël Vernet
ESO, Garching, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6579
Email: jvernet@eso.org
Antonio Manescau
ESO, Garching, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6142
Email: amanesca@eso.org
Richard Hook
ESO, Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Telm: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org
Sobre o anúncio
Id: | ann13071 |