Anúncio
Dinamarca confirma participação no E-ELT
12 de Abril de 2013
Representantes da Dinamarca confirmaram que o país irá participar no programa European Extremely Large Telescope (E-ELT). Doze Estados Membros do ESO juntam-se assim ao programa E-ELT.
A Dinamarca juntou-se à organização em 1967, como o primeiro Estado Membro novo, três anos depois da fundação do ESO. O financiamento agora anunciado remonta a 8,5 milhões de euros, previstos para o período de construção que durará dez anos.
“Esta decisão marca outro avanço importante no projeto E-ELT,” comenta Tim de Zeeuw, Diretor Geral do ESO, “A Dinamarca é um membro de longa data do ESO e com esta decisão deu um importante passo em frente no sentido de manter a ciência e a indústria dinamarquesas na vanguarda da astronomia nas próximas décadas.”
A participação da Dinamarca será financiada pelo Ministério da Ciência, Inovação e Educação Avançada, assim como pela Universidade de Copenhaga, Universidade de Aarhus e Universidade Técnica da Dinamarca. As três universidades concordaram em financiar as contribuições adicionais no E-ELT.
A Dinamarca tinha inicialmente votado ad referendum para o programa suplementar do E-ELT, a 12 de março de 2013, o que significava que a decisão estava sujeita a confirmação. O parlamento dinamarquês aprovou agora a participação da Dinamarca no projeto.
A construção do E-ELT deverá começar ainda este ano, com a primeira luz do telescópio prevista para o início da próxima década.
Links
- Nota de imprensa: O ESO vai construir o maior olho no céu do mundo
- Contribuições da Dinamarca para o ESO
Contactos
Richard Hook
European Southern Observatory
Garching, Germany
Phone: +49 89 3200 6655
Mobile: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org
Sobre o anúncio
Id: | ann13033 |