Anúncio
Prémio Tycho Brahe 2013 entregue a Massimo Tarenghi
19 de Março de 2013
A Sociedade Europeia de Astronomia concedeu o Prémio Tycho Brahe 2013 a Massimo Tarenghi, reconhecendo o seu papel fulcral no desenvolvimento do Observatório Europeu do Sul, o que levou a Europa a assumir o papel de líder mundial na astronomia no solo.
O Prémio Tycho Brahe reconhece o uso e desenvolvimento excecional de instrumentos europeus e honra descobertas pioneiras utilizando esses instrumentos. O trabalho de Tarenghi levou à mudança de vários paradigmas das técnicas observacionais e metodologias.
Durante 35 dos 50 anos da história do ESO, Massimo Tarenghi desempenhou papeis cruciais no desenvolvimento da Organização, até esta chegar ao seu atual estatuto de observatório líder com várias infraestruturas. Ao integrar o pessoal do ESO em 1979, Tarenghi foi Cientista de Projeto e depois Diretor de Projeto, do telescópio MPG/ESO de 2,2 metros, construído e operado pelo ESO em La Silla. Este telescópio ainda se encontra em funcionamento e com o instrumento Wide Field Imager, tem sido responsável por muitos dos programas de rastreio e imagens espetaculares, tão conhecidas entre os astrónomos de todo o mundo.
Tarenghi foi seguidamente nomeado Diretor de Projeto do New Generation Telescope (NTT). Juntamente com a sua equipa, implantou o uso da óptica activa com resultados extraordinários desde a primeira luz, o que pavimentou o caminho para telescópios futuros. O uso da, relativamente leve, óptica controlada activamente numa montagem altazimutal, tornou-se mais tarde a linha de partida do projeto Very Large Telescope do ESO, do qual Tarenghi foi nomeado Diretor de Projeto em 1988. Tornar realidade este enorme projeto tão complexo, exigiu um planeamento cuidadoso e dedicado. No entanto, mais do que desenvolver apenas uma rede de novos telescópios pioneiros de vanguarda, Tarenghi foi também crucial na criação dum observatório inteiramente novo no Cerro Paranal, tendo-se tornado o seu primeiro Diretor.
Durante o desenvolvimento do projeto multinacional do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array, Tarenghi desempenhou diversos cargos importantes, entre eles Diretor Interino e Diretor de Projeto Interino, e em 2003 foi nomeado o seu Diretor, cargo que desempenhou até 2008. Nomeado Representante do ESO no Chile em dezembro de 2008, Tarenghi pôde, uma vez mais, influenciar futuros eventos ao preparar terreno no Chile para a decisão de seleção do local para o European Extremely Large Telescope, que ficou eventualmente decidido em 2010.
O Prémio Tycho Brahe é financiado pela organização sem fins lucrativos Klaus Tschira Stiftung, estabelecida pelo físico Klaus Tschira em 1995. O seu objetivo principal é apoiar projetos em ciências naturais, matemática e ciências dos computadores, promovendo estas áreas junto do grande público.
Links
Sobre o anúncio
Id: | ann13030 |