Anúncio
O Cosmos visto pelos anciãos do Atacama
13 de Março de 2013
Em paralelo com a construção do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) no planalto do Chajnantor, foi desenvolvido outro interessante projeto na região de San Pedro de Atacama nos Andes chilenos. Tratou-se de um projeto de investigação etnológica que pretendeu reconstruir a visão tradicional do Universo dos habitantes das comunidades locais.
Por ocasião da inauguração do observatório hoje, quarta-feira 13 de março de 2013, será apresentado um folheto desvendando alguns dos resultados deste projeto pelas vozes dos protagonistas principais. O documento descreve a origem, evolução e alguns destaques deste projeto importante para o ALMA e para a comunidade do Atacama que o acolheu.
Este trabalho foi levado a cabo em colaboração com Museu R. P. Gustavo Le Paige s.j., da Universidade Católica do Norte e um grupo de investigadores locais. O objetivo foi o de facilitar o acesso e trazer o Universo dos anciãos para mais perto da comunidade do Atacama, mostrando assim aos astrónomos e às gerações mais novas como é que os povos indígenas locais observavam e viviam os céus antes do observatório de vanguarda ter chegado à região. Do trabalho resultaram gravações audiovisuais muito interessantes, num total de 45 entrevistas detalhadas e mais de 6000 fotografias, para além das adicionais notas de campo.
No prefácio, o Diretor do ALMA, Thijs de Graauw, expressou a sua gratidão pela hospitalidade das comunidades locais, “Oferecemos este livro em sinal do nosso respeito e gratidão àqueles que nos acolheram e nos permitiram observar os céus a partir de um local privilegiado e excepcional.”
De acordo com as coordenadoras do projeto, Cristina Garrido e Flora Vilches, “O livro que irá resultar deste trabalho será um convite para descobrir e observar o céu do Atacama e, assim o esperamos, protegê-lo também da nossa tendência crescente de ficar em casa, no ciberespaço ou sob luzes artificiais, uma tendência que tem vindo gradualmente a erodir o nosso interesse pelo céu nocturno e suas manifestações.”
Links
Contactos
Lars Lindberg Christensen
ESO education and Public Outreach Department
Garching bei München, Germany
Tel: +49 89 3200 6761
Cell: +49 173 3872 621
Email: lars@eso.org
Sobre o anúncio
Id: | ann13023 |