Anúncio

Transmissão em direto das observações do VLT no âmbito do 50º Aniversário do ESO

Assista online ou num dos muitos eventos públicos

28 de Setembro de 2012

A 5 de outubro de 2012, o Observatório Europeu do Sul (ESO) irá transmitir "Um Dia na Vida do ESO", um evento gratuito e ao vivo na internet, inserido nas comemorações do seu 50º aniversário. Ocorrerão observações em direto a partir do observatório emblemático do ESO, o VLT, no Cerro Paranal no deserto chileno do Atacama, assim como palestras proferidas por astrónomos a partir da Sede do ESO, na Alemanha. O grande público está convidado a fazer perguntas antes do evento ou durante a transmissão, pelo Facebook, Twitter e e-mail. A tabela de horários para o webcast está disponível abaixo e online.

Pela primeira vez na história do ESO, o VLT será apontado para um objeto no céu selecionado pelo público – a Nebulosa do Capacete de Thor (NGC 2359). Esta nebulosa foi selecionada no âmbito do concurso “Escolha o que o VLT vai observar”. Brigitte Bailleul, da França, venceu a competição “Tweet até ao VLT!” e viajará para o Observatório do Paranal no Chile para ajudar nas observações. O link ao vivo com o Paranal mostrará as observações e os telescópios situados no topo da montanha, rodeados pela bela paisagem do deserto do Atacama, permitindo à audiência partilhar com a Brigitte a viagem da sua vida.

O webcast será transmitido gratuitamente através do Livestream, e para assistir basta visitar a página do ESO no Livestream. Criando uma conta gratuita no Livestream e seguindo o ESO, os espectadores receberão atualizações e lembretes para este e futuros eventos do ESO no Livestream.

Além disso, em vários locais nos Estados Membros do ESO e outros países estarão a ocorrer eventos públicos no dia 5 de outubro, com uma grande variedade de atividades complementando o webcast. Encontra-se disponível online uma lista dos locais com eventos do 50º aniversário do ESO.

O webcast ocorrerá das 11:00 às 17:00 (hora da Europa Central), o que correponde às 10:00 - 16:00 (hora de Portugal Continental) a 5 de outubro. Será apresentado pelo astrónomo – e apresentador do ESOcast – Dr J (Dr Joe Liske, do ESO). Além do link ao vivo do Observatório do Paranal no Chile, haverá também palestras com astrónomos na Sede do ESO, na Alemanha, sobre tópicos que vão desde os telescópios de vanguarda do ESO, passando pelas últimas notícias das fronteiras da astronomia, até a como é a vida de um astrónomo. Serão igualmente exibidos capítulos do filme de aniversário do ESO, "Europa para as Estrelas". Ao longo do dia, haverá sessões de perguntas e respostas, e a possibilidade de testar os seus conhecimentos sobre o ESO num quiz onde poderá ganhar alguns prémios astronómicos!

Este webcast dará aos espectadores a oportunidade única de ver o observatório astronómico terrestre mais produtivo do mundo por dentro, numa altura em que celebramos os primeiros 50 anos do ESO na exploração do céu do sul.

Convida-se o público a fazer perguntas sobre o Observatório do Paranal, sobre as palestras do dia ou até perguntas gerais sobre o ESO, podendo enviar as suas perguntas antes ou durante o evento, em inglês, das seguintes maneiras:

  • Envie um tweet para @ESO, utilizando a hashtag #ESO50years
  • Escreva uma pergunta no seu mural do facebook na qual você cite a página do ESO no Facebook. Para citar a página, você deve primeiro gostar da página e depois escrever @ESO Astronomy na sua pergunta. Aparecerá um menu no qual terá a opção de escolher a nossa página, ESO Astronomy. Veja um exemplo de citação (“via ESO Astronomy”) neste post
  • Envie um e-mail para information@eso.org com o assunto "ESO50years".  A inclusão do seu nome e país é opcional.

A programação atual do webcast encontra-se abaixo. No caso de haver mudanças no programa entre agora e 5 de outubro, a agenda atualizada – assim como outras informações sobre o webcast – estarão disponíveis na página do webcast de aniversário do ESO. A língua do webcast será o inglês. Como se trata de um evento ao vivo, o horário dos vários itens pode variar um pouco.

Início (CEST)

Outros Fusos-Horários

Descrição

11:00

check times

Introdução ao webcast

11:02

check times

Link ao vivo com a Sala de Controle do VLT no Paranal; Introdução ao ESO, Paranal e o VLT; Sala de Controle do Paranal; Vencedora da competição, Brigitte Bailleul; Astrónomo do ESO, Henri Boffin

11:07

check times

Observação ao vivo do VLT da Nebulosa do Capacete de Thor, com Perguntas e Respostas

11:49

check times

Filme: "Europa para as Estrelas", Capítulo 1 – Rumo ao Sul

12:00

check times

Palestra: O ESO e o 50º aniversário, pelo Diretor Geral do ESO, Tim de Zeeuw

12:25

check times

Filme: "Europa para as Estrelas", Capítulo 2 – Olhando para Cima

12:35

check times

Palestra: A vida de um astrónomo, por Joana Ascenso

13:00

check times

Filme: "Europa para as Estrelas", Capítulo 3 – Vendo Nítido

13:10

check times

Palestra: O ALMA, por Leonardo Testi

13:35

check times

Filme: "Europa para as Estrelas", capítulo 4 – Mudar de Vista

13:43

check times

Palestra: La Silla e Paranal, por Olivier Hainaut

14:08

check times

Filme: "Europa para as Estrelas", Capítulo 5 – Alcançando

14:17

check times

Palestra: Astronomia e Emoções, com Nando Patat

14:42

check times

Filme: "Europa para as Estrelas", Capítulo 6 – Capturando a Luz

14:53

check times

Palestra: O E-ELT, com Joe Liske

15:18

check times

Filme: "Europa para as Estrelas", Capítulo 7 – Encontrando Vida

15:27

check times

Palestra: de Planetas a Sistemas Planetários, com Dietrich Baade

15:52

check times

Filme: "Europa para as Estrelas", Capítulo 8 – Construíndo em Grande

16:01

check times

Link ao vivo a partir da Plataforma do Paranal: Veja o telescópio gigante VLT no topo da montanha, cercado pelo deserto do Atacama; Perguntas e Respostas; Veja os resultados processados das observações ao vivo anteriores

17:00

check times

Fim do webcast

Nota: Esta tabela foi alterada desde sua primeira publicação

Links

Contactos

Douglas Pierce-Price, Public Information Officer
ESO
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6759
Email: dpiercep@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann12067

Imagens

Webcast em directo com observações do Very Large Telescope para o 50º aniversário do ESO
Webcast em directo com observações do Very Large Telescope para o 50º aniversário do ESO