Diversidade, Equidade e Inclusão no ESO

O compromisso do ESO relativo à diversidade, equidade e inclusão

A missão do ESO é conceber, construir e operar os observatórios terrestres mais avançados do mundo e fomentar colaborações internacionais em astronomia, o que leva a inestimável progresso científico e tecnológico e contribui para a sustentabilidade social, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. O ESO está empenhado em fomentar diversidade, equidade e inclusão, valores fundamentais para o ESO, tal como se vê refletido na declaração de diversidade, equidade e inclusão da Organização:

No ESO, valorizamos a diversidade na nossa equipa. Respeitamos a experiência e perspetiva  únicas dos nossos funcionários e acreditamos na contribuição de cada pessoa para, em conjunto, levarmos avante a missão do ESO. 

Reafirmamos o compromisso do ESO em criar um ambiente de trabalho diverso e inclusivo que seja seguro, profissional e de confiança mútua, onde cada um é tratado com respeito e cortesia. Reconhecemos também que as pessoas podem precisar de diferentes níveis de apoio para que as suas oportunidades sejam as mesmas que as dos outros. 

Consequentemente, estamos empenhados em tratar cada um com equidade e respeito, independentemente do seu género, idade, deficiência, religião ou crença, etnia, nacionalidade ou origem nacional, aparência, orientação sexual e situação familiar. Esforçamo-nos por criar oportunidades de verdadeira equidade e por isso empenhamo-nos em proporcionar os recursos específicos necessários aos vários grupos de que deles necessitam para triunfar.

Definições
Define-se diversidade como a presença de diferenças dentro de determinado ambiente, incluindo identidade de género, idade, capacidade, etnia, religião, nationalidade, comunidades, orientação sexual, local e tipo de prática religiosa. Reconhecemos os benefícios provados e incontestáveis de possuir um grupo de funcionários diverso, com uma enorme variedade de perspetivas, nas nossas equipas e estruturas de decisão.  Equidade significa tratamento justo no acesso e oportunidade para todos os funcionários. Reconhecemos a existência de vantagens e barreiras e que, consequentemente, cada pessoa não começa no mesmo lugar. Equidade é um processo que começa por reconhecer que existe um lugar de partida desigual e trabalhar para corrigir e abordar esta desigualdade. A equidade garante que todas as pessoas possam crescer, contribuir e desenvolver-se, independentemente da sua identidade.  Inclusão refere-se ao esforço intencional de valorizar as diferenças das pessoas e permitir que todas possam desenvolver todo o seu potencial, independentemente das suas origens, identidade ou circunstâncias. Pretendemos criar um ambiente de trabalho inclusivo, onde todos os funcionários sintam que pertencem e que as suas contribuições são importantes. 

Uma descrição formal de como os princípios de diversidade, equidade e inclusão têm sido, e estão, a ser implementados no ESO, e como é que estão, e continuarão, a ser monitorizados relativamente à sua eficácia encontra-se no Plano de Diversidade, Equidade e Inclusão do ESO. Esta página destaca algumas das atividades e ações estratégicas do ESO aí descritas.

Promover a diversidade de género

A igualdade de género e, em particular, o avanço das mulheres na ciência, tem sido uma prioridade do ESO desde há mais de 15 anos. Os tópicos da equidade e inclusão são áreas de foco mais recentes.

No ESO, a promoção da diversidade de género teve início em 2005-2006 com um projeto chamado “O estatuto das mulheres no ESO”, que investigou a distribuição de géneros na Organização. Os resultados mostraram que as funcionárias correspondiam a apenas 18% do número total de pessoal contratado. Estes resultados, embora desapontantes, serviram de base para ações futuras. A atual distribuição de géneros no ESO mostra que as mulheres representavam, no final de 2021, 26,4% do total de funcionários, mas o ESO pretende aumentar este número, como descrevemos mais abaixo.

Para além de promover o balanço entre géneros no seio do ESO, a Organização adoptou medidas para promover também a diversidade fora dela, participando em iniciativas que abordam a desigualdade em astronomia e sensibilizando as jovens a prosseguir carreiras nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).

Por exemplo, o ESO participa em iniciativas que promovem a igualdade de géneros, diversidade e inclusão através da sua colaboração com a ONU Mulheres no Chile, onde se situam os seus observatórios. Em 2020, foi assinado um memorando de entendimento entre o ESO e a ONU Mulheres com o objetivo de promover carreiras científicas e de engenharia entre as jovens no Chile, assim como criar oportunidades de formação para mulheres em desvantagem que tiveram dificuldade em terminar a sua educação formal. Ao abrigo deste acordo, está a decorrer no Observatório do Paranal do ESO, na região de Antofagasta, no norte do Chile, um programa de formação técnica para mulheres sobre técnicas de revestimento de espelhos de telescópios, usadas nos observatórios astronómicos profissionais. Adicionalmente, vários colegas do ESO no Chile juntaram-se a um projeto de mentoria, LIQCAU, liderado pelas Universidades de Antofagasta, focado em aumentar a participação de mulheres nas áreas STEM.

O ESO colabora também com outras organizações para promover a diversidade de géneros, incluindo:

As iniciativas do ESO para a diversidade, equidade e inclusão

Para promover uma cultura de trabalho onde todas as pessoas possam trabalhar com sucesso, independentemente do seu sexo, etnia, religião, idade, género, identidade de género, orientação sexual, deficiência e/ou outro estatuto/identidade, o ESO segue uma abordagem baseada em dados e orientada para objetivos específicos no que diz respeito a atividades de diversidade, equidade e inclusão, apoiadas por recursos próprios.

O Comité de Diversidade & Inclusão do ESO e o Departamento de Recursos Humanos colectam e monitorizam dados de toda a Organização, baseados nos quais são desenvolvidos objetivos, políticas e boas práticas relativas a todos os aspectos ligados à diversidade, equidade e inclusão, sendo também guiada a sua implementação na Organização a partir destes dados. Desde 2023, este trabalho é complementado por um Responsável de Sustentabilidade e Diversidade, que lidera e apoia ações de sustentabilidade, baseando-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Finalmente, o ESO tem o seu próprio Provedor, que fornece diversos serviços para melhorar a capacidade do ESO em gerir de modo eficaz conflitos e problemas.

Prioridades estratégicas e ações

O ESO optou por três prioridades estratégicas de alto nível no âmbito do seu plano para melhorar a igualdade de modo geral, nomeadamente: diversidade, equidade e inclusão.

Prioridade estratégica: diversidade

O ESO recruta funcionários essencialmente dos seus 16 Estados Membros e países parceiros mas não exclui contratações de outros países. Como tal, o seu pessoal é culturalmente diverso, com funcionários oriundos de dezenas de nações diferentes, que trazem consigo diferentes antecedentes, diferentes maneiras de pensar e de resolver problemas. O ESO acolhe pessoal e visitantes de diferentes culturas, nacionalidades e géneros, e procura desenvolver sensibilidade e compreensão dessas diferenças para aumentar a aceitação e inclusão. Esta diversidade tem sido chave do sucesso da Organização. Para promover ainda mais a diversidade, o ESO está empenhado em:

  • Aumentar o número total de mulheres na organização, tendo como objetivo atingir uma representação de 30% até 2030;
  • Aumentar a percentagem de mulheres que ocupam posições técnicas, de engenharia e de tomada de decisões;
  • Aumentar os seus esforços para apoiar várias outras dimensões de diversidade (pessoas com deficiência, idade, LGBTQ+, etnia, etc.), sendo que o primeiro passo será compreender as necessidades de grupos sub-representados e garantir que o local de trabalho e políticas são inclusivas para estes grupos.

Para atingir estes objetivos, o ESO implementa as seguintes ações:

  • Atrai diversos tipos de candidatos ao usar nos seus anúncios de emprego linguagem que promove candidaturas oriundas de audiências diversas e participa em feiras de emprego focadas em grupos sub-representados. No futuro, o ESO garantirá que cada passo do processo de seleção seja acessível a todas as pessoas, incluindo candidatos com deficiências, desde o anunciar da posição de trabalho até ao processo de entrevista;
  • Garante que os painéis de seleção são bastante diversos, de modo a reduzir preconceitos durante as entrevistas, e forma os membros dos painéis de seleção para reconhecer tais preconceitos;
  • Tem gerentes de contratação com formação aprofundada relativas às questões de diversidade e inclusão, assim como a preconceitos inconscientes;
  • Considera aspectos de diversidade no recrutamento, pré-selecionando candidatos que possuam os requisitos essenciais definidos no anúncio da posição e que tragam valor acrescentado à diversidade da equipa;
  • Dá incentivos aos contratantes que fornecem serviços técnicos aos observatórios para que aumentem a diversidade do seu pessoal.

Prioridade estratégica: equidade

O ESO está empenhado em compreender e ir diminuindo potenciais fossos de equidade em disparidades de salários, avanços e progressão na carreira que afectam alguns grupos de indivíduos, como por exemplo mulheres.

Para atingir este objetivo, o ESO irá:

  • Colectar, analisar e produzir dados sobre salário inicial e progressão na carreira baseados em género (e, futuramente, noutras dimensões);
  • Desenvolver programas de liderança e mentoria para mulheres. Os programas de mentoria oferecem a oportunidade de gestores que pertencem a grupos sub-representados encontrarem-se com líderes mais seniores que poderão partilhar os seus antecedentes;
  • Avaliar as práticas correntes para identificar talentos e desenvolver maneiras que apoiem pessoal diverso, e em particular mulheres, a conseguir posições de nível mais elevado.

Prioridade estratégica: inclusão

O ESO está empenhado em:

  • Criar um ambiente acolhedor que favoreça um trabalho mais eficaz e seguro, aplicando políticas mais avançadas de equilíbrio entre a vida profissional e a vida privada; focar-se também em criar um ambiente psicologicamente seguro;
  • Compreender as necessidades dos funcionários com deficiência, incluindo deficências invisíveis, e chegar a acordos razoáveis;
  • Ser acolhedor para funcionários e visitantes de diferentes culturas e nacionalidades e, mais ainda, promover a sensibilização e a compreensão de diferenças culturais entre o pessoal do ESO de modo a aumentar a aceitação e inclusão.

Para alcançar estes objetivos, o ESO implementa regras e políticas que promovam um ambiente de trabalho seguro para todos os seus funcionários, incluindo:

  • Garantir a todo o pessoal uma integração no trabalho abrangente e disponibilizar os serviços de um provedor;
  • Ter uma política de trabalho respeitosa que proporcione um ambiente de trabalho livre de todo o tipo de comportamentos inapropriados, incluindo assédio e descriminação, para além de promover a segurança psicológica;
  • Promover o equilíbrio entre a vida profissional e a vida privada, implementando políticas favoráveis às famílias e permitindo formas de trabalho flexíveis.

No futuro, o ESO implementará medidas que promovam também um ambiente inclusivo para pessoas com deficiências, incluindo deficiências invisíveis, tais como:

  • Organizar palestras de sensibilização nos locais do ESO, tanto na Alemanha como no Chile;
  • Identificar, nomear e formar um grupo de Pessoas de Contacto para Deficiência que darão conselhos informais e confidenciais a funcionários com deficiências e farão recomendações sobre como chegar a acordos razoáveis relativos às suas necessidades;
  • Levar a cabo uma análise da acessibilidade física dos edifícios de todos os locais do ESO.

Para garantir que estas iniciativas e ações contribuem para promover uma organização mais diversa, inclusiva e equitativa, o ESO continuará a apresentar anualmente o seu progresso ao Conselho.

Envie-nos os seus comentários!
Subscreva-se para receber notícias do ESO em português
Accelerated by CDN77
Termos e Condições
Cookie Settings and Policy

Our use of Cookies

We use cookies that are essential for accessing our websites and using our services. We also use cookies to analyse, measure and improve our websites’ performance, to enable content sharing via social media and to display media content hosted on third-party platforms.

You can manage your cookie preferences and find out more by visiting 'Cookie Settings and Policy'.

ESO Cookies Policy


The European Organisation for Astronomical Research in the Southern Hemisphere (ESO) is the pre-eminent intergovernmental science and technology organisation in astronomy. It carries out an ambitious programme focused on the design, construction and operation of powerful ground-based observing facilities for astronomy.

This Cookies Policy is intended to provide clarity by outlining the cookies used on the ESO public websites, their functions, the options you have for controlling them, and the ways you can contact us for additional details.

What are cookies?

Cookies are small pieces of data stored on your device by websites you visit. They serve various purposes, such as remembering login credentials and preferences and enhance your browsing experience.

Categories of cookies we use

Essential cookies (always active): These cookies are strictly necessary for the proper functioning of our website. Without these cookies, the website cannot operate correctly, and certain services, such as logging in or accessing secure areas, may not be available; because they are essential for the website’s operation, they cannot be disabled.

Cookie ID/Name
Description/Purpose
Provider (1st party or 3rd party)
Browser session cookie or Stored cookie?
Duration
csrftoken
XSRF protection token. We use this cookie to protect against cross-site request forgery attacks.
1st party
Stored
1 year
user_privacy
Your privacy choices. We use this cookie to save your privacy preferences.
1st party
Stored
6 months
_grecaptcha
We use reCAPTCHA to protect our forms against spam and abuse. reCAPTCHA sets a necessary cookie when executed for the purpose of providing its risk analysis. We use www.recaptcha.net instead of www.google.com in order to avoid unnecessary cookies from Google.
3rd party
Stored
6 months

Functional Cookies: These cookies enhance your browsing experience by enabling additional features and personalization, such as remembering your preferences and settings. While not strictly necessary for the website to function, they improve usability and convenience; these cookies are only placed if you provide your consent.

Cookie ID/Name
Description/Purpose
Provider (1st party or 3rd party)
Browser session cookie or Stored cookie?
Duration
Settings
preferred_language
Language settings. We use this cookie to remember your preferred language settings.
1st party
Stored
1 year
ON | OFF
sessionid
ESO Shop. We use this cookie to store your session information on the ESO Shop. This is just an identifier which is used on the server in order to allow you to purchase items in our shop.
1st party
Stored
2 weeks
ON | OFF

Analytics cookies: These cookies collect information about how visitors interact with our website, such as which pages are visited most often and how users navigate the site. This data helps us improve website performance, optimize content, and enhance the user experience; these cookies are only placed if you provide your consent. We use the following analytics cookies.

Matomo Cookies:

This website uses Matomo (formerly Piwik), an open source software which enables the statistical analysis of website visits. Matomo uses cookies (text files) which are saved on your computer and which allow us to analyze how you use our website. The website user information generated by the cookies will only be saved on the servers of our IT Department. We use this information to analyze www.eso.org visits and to prepare reports on website activities. These data will not be disclosed to third parties.

On behalf of ESO, Matomo will use this information for the purpose of evaluating your use of the website, compiling reports on website activity and providing other services relating to website activity and internet usage.

ON | OFF

Matomo cookies settings:

Cookie ID/Name
Description/Purpose
Provider (1st party or 3rd party)
Browser session cookie or Stored cookie?
Duration
Settings
_pk_id
Stores a unique visitor ID.
1st party
Stored
13 months
_pk_ses
Session cookie temporarily stores data for the visit.
1st party
Stored
30 minutes
_pk_ref
Stores attribution information (the referrer that brought the visitor to the website).
1st party
Stored
6 months
_pk_testcookie
Temporary cookie to check if a visitor’s browser supports cookies (set in Internet Explorer only).
1st party
Stored
Temporary cookie that expires almost immediately after being set.

Additional Third-party cookies on ESO websites: some of our pages display content from external providers, e.g. YouTube.

Such third-party services are outside of ESO control and may, at any time, change their terms of service, use of cookies, etc.

YouTube: Some videos on the ESO website are embedded from ESO’s official YouTube channel. We have enabled YouTube’s privacy-enhanced mode, meaning that no cookies are set unless the user actively clicks on the video to play it. Additionally, in this mode, YouTube does not store any personally identifiable cookie data for embedded video playbacks. For more details, please refer to YouTube’s embedding videos information page.

Cookies can also be classified based on the following elements.

Regarding the domain, there are:

As for their duration, cookies can be:

How to manage cookies

Cookie settings: You can modify your cookie choices for the ESO webpages at any time by clicking on the link Cookie settings at the bottom of any page.

In your browser: If you wish to delete cookies or instruct your browser to delete or block cookies by default, please visit the help pages of your browser:

Please be aware that if you delete or decline cookies, certain functionalities of our website may be not be available and your browsing experience may be affected.

You can set most browsers to prevent any cookies being placed on your device, but you may then have to manually adjust some preferences every time you visit a site/page. And some services and functionalities may not work properly at all (e.g. profile logging-in, shop check out).

Updates to the ESO Cookies Policy

The ESO Cookies Policy may be subject to future updates, which will be made available on this page.

Additional information

For any queries related to cookies, please contact: pdprATesoDOTorg.

As ESO public webpages are managed by our Department of Communication, your questions will be dealt with the support of the said Department.