Meddelelse
Astrofotógrafo português visita o ESO
Astrofotógrafo Português Realiza a Primeira Expedição Fotográfica Portuguesa Oficial ao ESO, no Chile
19. oktober 2015
Com o auxílio logístico da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e da delegação portuguesa ao Conselho do Observatório Europeu do Sul (ESO), o fotógrafo português Miguel Claro visitou pela primeira vez os observatórios do ESO no Chile. Miguel Claro, membro do TWAN [1] e astrofotógrafo oficial da Reserva Dark Sky Alqueva [2]— a primeira reserva no mundo certificada como “Starlight Tourism Destination”, em parceria, e num trabalho de equipa com a coordenadora do projeto, Apolónia Rodrigues, realizou uma expedição fotográfica de 7 dias aos observatórios do ESO no Chile.
A expedição, que se realizou de 11 a 18 de outubro de 2015, vai permitir uma maior divulgação em Portugal do importante trabalho que o ESO desenvolve com as suas infraestruturas astronómicas de vanguarda. As imagens obtidas por Miguel Claro integrarão o arquivo de imagens do ESO, contribuindo assim para o processo de divulgação científica junto do grande público.
Os locais integrados na expedição foram o Observatório ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array), situado a 5000 metros de altitude no planalto do Chajnantor, a cerca 50 km a leste de San Pedro de Atacama, e o Observatório do Paranal, a 2600 metros de altitude, onde está instalada a infraestrutura emblemática do ESO, o Very Large Telescope (VLT). É também no Observatório do Paranal que se encontram os telescópios de rastreio do ESO, o VISTA e o VST.
Notas
[1] TWAN (The World at Night) trata-se de um esforço internacional para mostrar belas fotografias e vídeos timelapse de marcos mundiais importantes tendo como plano de fundo o céu noturno. TWAN é uma ponte entre arte, ciência e cultura. Miguel Claro é o representante português neste projeto.
[2] A Reserva Dark Sky® Alqueva, situada em torno do grande Lago Alqueva, com uma área total de 3000 m2 e da qual fazem parte os Municípios de Portel, Reguengos de Monsaraz, Alandroal, Mourão, Moura e Barrancos foi reconhecida em 2011 como a primeira Reserva do Mundo a obter a Certificação “Starlight Tourism Destination” atribuída pela Fundação Starlight que conta com o apoio da Unesco e da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas. Esta certificação atesta a qualidade única do céu noturno para a observação das estrelas por amadores e profissionais, a disponibilidade do céu avaliada pelo número de noites limpas e a existência de serviços e atividades adaptadas ao astroturismo.
Kontakter
Margarida Serote
Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço
Portugal
Telm.: 964951692
Email: eson-portugal@eso.org
Miguel Claro
Astrofotógrafo
Tel: 96 573 03 47
Email: miguelclaro@sapo.pt
Apolónia Rodrigues
Alqueva Dark Sky
Telm: 96 658 000 5
Email: genuineland@gmail.com
Om meddelelsen
Id: | annlocal15001-pt |