Boas Festas do ESO (2023)

Com o ano de 2023 a chegar ao fim, desejamos a todos umas Festas Felizes. Em nome de todo o pessoal do ESO, um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

Este ano marcou os 60 anos de colaboração com a República do Chile, os 25 anos de ciência com o Very Large Telescope e os 10 anos de ciência com o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array, que divulgou recentemente a sua imagem de mais alta resolução. O nosso próximo projeto, o Extremely Large Telescope, atingiu também este ano a metade da sua construção. Obrigado por nos seguir nesta nossa viagem de exploração do Universo. Desejamos a todos um Final de Ano muito saudável, assim como um Excelente Início de 2024!

Créditos:
ESO 
Directed by: Angelos Tsaousis.
Editing: Angelos Tsaousis.
Web and technical support: Gurvan Bazin and Raquel Yumi Shida.
Music: Jon Kennedy - Kriss Kringle & The Goose Is Getting Fat.
Footage and photos: ESO, Martin Kornmesser, Angelos Tsaousis, Herbert Zodet, Jose Porte, Max Nadjar, B. Häußler, Guido Vecchia, ALMA (ESO/NAOJ/NRAO), B. Tafreshi (twanight.org), C. Malin (christophmalin.com), S. Guisard, Meingast et al, R. Colombari, N. Risinger (skysurvey.org), Alexandre Santerne (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Universidade do Porto) / Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, DSS, VPHAS+ team. Ack.: CASU.

Sobre o vídeo

Id:potw2351a
Língua:pt
Data de divulgação:18 de Dezembro de 2023 às 06:00
Duração:44 s
Frame rate:25 fps

Sobre o objeto

Tipo:Unspecified

Ultra HD (info)


HD


Medium


For Broadcasters