Os Primeiros Objetos do Universo

Artist impression of the ELTAo investigar os objetos mais distantes, o ELT levar-nos-á a compreender melhor a formação dos primeiros objetos formados: estrelas primordiais, galáxias primordiais e buracos negros e suas interações. Estudos de objetos extremos como os buracos negros tirarão grande proveito das capacidades do ELT, ajudando-nos a compreender melhor fenómenos dependentes do tempo que estão ligados aos vários processos em jogo nestes objetos compactos.

O ELT foi projetado para realizar estudos detalhados das primeiras galáxias e acompanhar a sua evolução através do tempo cósmico. As observações destas galáxias primordiais com o ELT ajudarão a compreender como é que estes objetos se formam e se desenvolvem. Além disso, o ELT será uma ferramenta única no inventário do conteúdo em mutação dos vários elementos no Universo em função do tempo e na compreensão da história da formação estelar em galáxias.

Um dos objetivos mais interessantes do ELT é a possibilidade de medir diretamente a aceleração da expansão do Universo. Tal medida terá um enorme impacto no nosso conhecimento do Universo. O ELT também procurará as possíveis variações das constantes da física fundamental com o tempo. Uma detecção sem ambiguidades de tais variações terá consequências extraordinárias na nossa compreensão das leis gerais da física.