Nota de Imprensa

Primeiros segmentos do maior espelho de telescópio do mundo enviados para o Chile

18 de Dezembro de 2023

A construção do Extremely Large Telescope (ELT) do Observatório Europeu do Sul (ESO) atingiu um marco importante com a entrega ao ESO e o envio para o Chile dos primeiros 18 segmentos do espelho principal do telescópio (M1). Quando chegarem ao Chile, os segmentos serão transportados para as Instalações Técnicas do ELT, no Observatório do Paranal do ESO, no deserto do Atacama, onde serão revestidos em preparação para a sua futura instalação na estrutura principal do telescópio. Sendo fisicamente impossível fabricar o M1 numa só peça, o espelho será constituído por 798 segmentos individuais dispostos num enorme padrão hexagonal, fabricando-se ainda 133 segmentos adicionais para facilitar o recobrimento dos segmentos. Com um diâmetro de mais de 39 metros, este será o maior espelho de telescópio do mundo.

A fase final do processo de fabrico dos segmentos do M1, o polimento, foi levado a cabo pelo fabricante líder mundial de sistemas ópticos Safran Reosc, perto de Poitiers, no centro de França, num edifício completamente remodelado para esta tarefa delicada. Como parte do processo, a Safran Reosc desenvolveu novos fluxos de trabalho de automatização e técnicas de medição para garantir que o polimento cumpria os elevados padrões exigidos pelo ELT. As irregularidades existentes na superfície do espelho são inferiores a 10 nanómetros (menos de um milésimo da espessura de um cabelo humano). Para atingir este nível de desempenho, a Safran Reosc utilizou uma técnica chamada figuração por feixe de iões, na qual um feixe de iões varre a superfície do espelho e remove as irregularidades átomo por átomo.

Embora apenas 18 segmentos tenham sido enviados até agora pela Safran Reosc ao ESO, muitos mais se seguirão em breve. No dia 1 de Novembro de 2023, o 100º segmento saiu da linha de produção e entrou na extensa fase de inspeção que tem lugar antes da entrega final. Além disso, a Safran Reosc alcançou uma taxa de produção superior a quatro segmentos por semana, com o objetivo de cinco por semana previsto para breve, um feito notável para a produção em série de ópticas de precisão extremamente elevada.

A construção do ELT do ESO exigiu o envolvimento estreito de várias empresas na Europa e no Chile com as equipas do ESO, o que mostra que o telescópio é um verdadeiro empreendimento internacional. Os segmentos de espelho foram fundidos pela empresa alemã SCHOTT nas suas instalações em Mainz, Alemanha, antes de serem entregues à Safran Reosc, em França, para serem polidos. Outras empresas envolvidas no fabrico dos segmentos incluem: a empresa holandesa VDL ETG Projects BV, que produziu os suportes delicados dos segmentos; o consórcio germano-francês FAMES, que desenvolveu e fabricou os 4500 sensores de precisão nanométrica que monitorizam a posição relativa de cada segmento; e a empresa alemã Physik Instrumente, que concebeu e fabricou os 2500 atuadores capazes de posicionar os segmentos com precisão nanométrica. A delicada tarefa de transporte dos segmentos foi confiada à empresa dinamarquesa DSV.

Tendo partido de França a semana passada, os 18 segmentos polidos do espelho estão agora na sua viagem de mais de 10 000 km até ao local de construção do ELT, no deserto chileno do Atacama. É a partir deste local que o ELT, quando começar a operar no final desta década, investigará os maiores desafios astronómicos da nossa época e fará descobertas que não podemos ainda imaginar.

Informações adicionais

O Observatório Europeu do Sul (ESO) ajuda cientistas de todo o mundo a descobrir os segredos do Universo, o que, consequentemente, beneficia toda a sociedade. No ESO concebemos, construimos e operamos observatórios terrestres de vanguarda — os quais são usados pelos astrónomos para investigar as maiores questões astronómicas da nossa época e levar ao público o fascínio da astronomia — e promovemos colaborações internacionais em astronomia. Estabelecido como uma organização intergovernamental em 1962, o ESO é hoje apoiado por 16 Estados Membros (Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça), para além do Chile, o país de acolhimento, e da Austrália como Parceiro Estratégico. A Sede do ESO e o seu centro de visitantes e planetário, o Supernova do ESO, situam-se perto de Munique, na Alemanha, enquanto o deserto chileno do Atacama, um lugar extraordinário com condições únicas para a observação dos céus, acolhe os nossos telescópios. O ESO mantém em funcionamento três observatórios: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera o Very Large Telescope e o Interferómetro do Very Large Telescope, assim como telescópios de rastreio, tal como o VISTA. Ainda no Paranal, o ESO acolherá e operará o Cherenkov Telescope Array South, o maior e mais sensível observatório de raios gama do mundo. Juntamente com parceiros internacionais, o ESO opera o APEX e o ALMA no Chajnantor, duas infraestruturas que observam o céu no domínio do milímetro e do submilímetro. No Cerro Armazones, próximo do Paranal, estamos a construir “o maior olho do mundo voltado para o céu” — o Extremely Large Telescope do ESO. Dos nossos gabinetes em Santiago do Chile, apoiamos as nossas operações no país e trabalhamos com parceiros chilenos e com a sociedade chilena.

Links

Contactos

Marc Cayrel
Head of ELT Optomechanics at ESO
Garching bei München, Germany
Tel.: +49 89 3200 6685
Email: mcayrel@eso.org

Bárbara Ferreira
ESO Media Manager
Garching bei München, Germany
Tel.: +49 89 3200 6670
Email: press@eso.org

Margarida Serote (press contact Portugal)
ESO Science Outreach Network and Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço,
Tel.: +351 964951692
Email: eson-portugal@eso.org

Connect with ESO on social media

Este texto é a tradução da Nota de Imprensa do ESO eso2319, cortesia do ESON, uma rede de pessoas nos Países Membros do ESO, que servem como pontos de contacto local com os meios de comunicação social, em ligação com os desenvolvimentos do ESO. A representante do nodo português é Margarida Serote.

Sobre a Nota de Imprensa

Nº da Notícia:eso2319pt
Nome:Extremely Large Telescope
Tipo:Unspecified : Technology : Observatory : Telescope
Facility:Extremely Large Telescope

Imagens

Segmento do espelho do ELT embrulhado para entrega
Segmento do espelho do ELT embrulhado para entrega
Segmentos do espelho do ELT a caminho
Segmentos do espelho do ELT a caminho
Segmentos do espelho do ELT, uma entrega delicada
Segmentos do espelho do ELT, uma entrega delicada
Segmentos do espelho do ELT prontos para transporte
Segmentos do espelho do ELT prontos para transporte
Segmentos do M1 do ELT a serem polidos na Safran Reosc
Segmentos do M1 do ELT a serem polidos na Safran Reosc
Inspeção final da montagem de um segmento do M1 do ELT
Inspeção final da montagem de um segmento do M1 do ELT

Vídeos

Segmentos do espelho primário do ELT enviados para o Chile
Segmentos do espelho primário do ELT enviados para o Chile